Mitologiaxfilosofia

1509 palavras 7 páginas
Nomes: Acsuel, Crislane, Danielly, Gabriela Nicodemos, Gilberto, Laydiane, Lucas e Rone.

2º Período de Direito - UNESC

MITOLOGIA X FILOSOFIA DO DIREITO

MITOLOGIA

A Mitologia vem da Grécia antiga e relaciona-se a um conjunto de fábulas, passadas oralmente de geração para geração, no intuito de explicar a origem e a função das coisas.

A concepção de justiça na mitologia surgiu a partir das idéias relatadas por Homero e Hesíodo, que foram alguns dos responsáveis pela propagação dos mitos. Para os gregos, a deusa Têmis era o símbolo de justiça, pois falava com os homens através de oráculos (locais onde as pessoas buscavam respostas divinas acerca do futuro), sendo considerada a voz da terra. No mito, as penas eram impostas pelos deuses como: sacrifícios de morte (crianças, guerreiros, virgens etc.), casamentos, entre outros. No século XVI, artistas alemães construíram uma estátua simbolizando a deusa Têmis, sendo da seguinte forma: Na sua mão direita uma espada (poder exercido da justiça), enquanto que na mão esquerda sustenta uma balança (simbolizando o equilíbrio entre as partes envolvidas em relação ao Direito), possuindo também uma venda em seus olhos, simbolizando a imparcialidade da justiça e igualdade dos direitos. A deusa Têmis foi conselheira de Zeus, logo após, tornou-se sua esposa, quando teve uma filha chamada de deusa Diké que propunha o respeito às nomos (lei) e a justiça (dar a cada um o que é seu por direito).

FILOSOFIA

Definição de Filosofia do Direito: É o pensar e repensar sobre o fenômeno jurídico.

Objetivo: Problematizar o direito.

Gustavo Hugo foi um dos fundadores da escola Histórica, empregou a primeira vez a expressão “Filosofia do Direito”, título completo de sua obra, editada em 1797 – tratado de Direito Natural ou Filosofia do Direito Positivo.

Filosofia do direito é antes de tudo, uma preocupação constante e integral com o fenômeno jurídico, um filosofar específico sobre o direito.

Critérios conceituais da filosofia do

Relacionados