Mitologias

Páginas: 22 (5269 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais semelhantes ao ser humano. Na mitologia grega a história dos inúmeros deuses imortais, criaturas semidivinas e musas, criadas na Grécia antiga, atravessaram os séculos. As divindades gregas eram dispostas numa hierarquia e seus deuses eram muitosemelhantes ao homem. As atitudes de ciúme, inveja, despeito e amor, eram comuns, pois os deuses do Olimpo comportavam-se como criaturas humanas com poderes, mais beleza e perfeição e imunes ao tempo, ou seja, eram mortais.

Como quase todos os povos da Antiguidade, os Romanos, antes da cristianização, eram politeístas. Tal como na Grécia, a vida familiar, social e cultural dos Romanos estavaligada à religião. Os lares (deuses da família), os Penates (deuses das refeições) e os Manes (almas dos antepassados) eram os deuses domésticos. Após a conquista da Grécia, os romanos assimilaram os deuses gregos dando-lhes nomes latinos. No período do Império, a religião tradicional passou a integrar ritos políticos e cívicos dos quais fazia parte o culto do Imperador. A família tradicional romana,unida á volta do seu chefe e do culto doméstico, passou gradualmente a ficar desagregada. Casamentos e divórcios, principalmente nas classes mais ricas, sucediam-se como meras formalidades. O culto aos deuses, e também ao imperador, fazia-se através de orações e sacrifícios que tinham lugar nos templos e nas aras (altares). Os templos passaram a ser muito frequentados, além de orações esacrifícios realizavam-se inúmeras festas com banquetes e procissões. Tal como na Grécia, também havia jogos públicos que em Roma eram dedicados a Júpiter. A ostentação e o prazer estavam sempre presentes nestas festas. As pessoas adoravam os seus deuses em dias santos e festivais, que eram em grande número. Nesta altura não havia semanas de sete dias com um dia santo de descanso, exceto entre os judeus.Rezava-se em períodos de problemas ou doenças. Os sacerdotes (áugures e pontífices) e as sacerdotisas (vestais) eram os organizadores do culto aos deuses: os áugures interpretavam a vontade dos deuses; Os pontífices fixavam os ritos e o calendário dos "dias nefastos"; as Vestais mantinham acesa a chama sagrada no templo de Vesta. Os principais deuses: eram Júpiter (o equivalente em grego era Zeus)que era o pai dos deuses, Juno (sua mulher), Marte, Venus, Diana e Baco. 

Este trabalho também ira falar sobre a mitologia egípcia, essa mitologia que teve por suas fontes vários deuses conhecidos por todos como o deus Osíris filho da deusa Nuit e do deus Geb,Hórus filho da deusa Ísis e do deus Osíris,que eram filhos de um deus que deu início a essa história,conhecido como o deus mestre que era odeus Rá,criador do universo,deus pai.Como de costume na mitologia os irmãos podem casar-se e ter filhos um com os outros e assim por diante.Vai constar também alguns amuletos e peças mitológicas do Antigo Egito.




Mitologia Grega

Como surgiu
No começo era o Caos. Nenhum poeta e nenhum filósofo grego imaginava o que teria existido antes dele. O Caos ocupava todo o espaço do universo.Nele estavam misturadas sementes de todas as coisas futuras, mas não havia ordem nenhuma, apenas um turbilhão sem sentido e sem fim. As sementes embora sempre em convulsão, não saíam do lugar, pois não havia em cima ou embaixo, pra frente ou pra trás. O Caos era isso, tudo e, ao mesmo tempo, nada.
Mas de repente, sem qualquer explicação, brotou do Caos um fruto menos caótico: uma deusa. Era a Terraou Gaia, ‘’a de seios fartos’’. Gaia às vezes era descrita em forma humana, às vezes confundia-se com a própria terra. Gaia possuía uma forma fixa, estável, ao contrario do Caos. Sobre o imenso corpo de Gaia, os elementos que estavam em confusão começam se organizar, ocupando o seu devido lugar. Fogo, terra, agua e ar se separaram um dos outros. As curvas generosa de Gaia iam dando origem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mitologias
  • mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!