Mitologia

Páginas: 9 (2099 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Seth (ou Set) é o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes. Seth era encarnação do espírito do mal. Seth era também o deus da tempestade no Alto Egito. Era marido e irmão de Néftis. É descrito que Seth teria rasgado o ventre de sua mãe Nut com as próprias garras para nascer. O deus vermelho fazia de tudo paraconseguir o controle dos deuses e ficar no lugar de seu irmão Osíris. Ele originalmente auxiliava Rá em sua eterna luta contra a serpente Apófis(o próprio caos) no barco solar, e nesse sentido Seth era originalmente visto como um deus bom.
Seth é intimamente associado a vários animais, como cachorro, crocodilo, porco, asno e escorpião. Sua aparência orelhuda e nariguda era provavelmente um agregadode vários animais, em vez de representar somente um.

Sátiros
Os Sátiros são seres mitológicos masculinos da Grécia Antiga. Possuíam corpo de carneiro, cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. De acordo com a mitologia grega, os sátiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionísio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques daGrécia.
Os Sátiros têm a sua origem em duas versões mitológicas: a primeira é que seriam filhos de Hermes (Mercúrio) e de Iftiméia, outros autores atribuem a paternidade ao deus do vinho, Dioniso, com a ninfa Nicéia. São seres que trazem traços de homem e de bode. São caracterizados com uma bestialidade arrebatadora, como gênios preguiçosos, covardes e movidos por uma sensualidade que lhedão uma sexualidade sempre em ebulição, à flor da pele. Gostam de aterrorizar os pastores e os viajantes, mas, ao mesmo tempo, protege-os das feras dos bosques, assim como protegem os seus rebanhos.
A permanente sensualidade dos Sátiros revela-lhes uma vigorosa forma física. Seu apetite sexual é insaciável, assim como a voracidade que sentem em relação ao vinho e à embriaguez.
Com o tempo háuma mudança na descrição destas entidades, que passam a ser descritos como dóceis, maliciosos e travessos, amantes da dança e da música. Esta nova imagem conserva as orelhas pontiagudas, os pequenos chifres e os pés caprinos. São eternos perseguidores das Dríades (Ninfas das árvores, em geral) e das Hamadríades (Ninfas dos carvalhos).

Esfinge de Gizé

A esfinge é uma figura mitológicacomum a várias culturas da antiguidade, e era normalmente representada com corpo de leão e cabeça de homem. Existem também esfinges com corpo de leão e cabeça de falcão, ou até mesmo, com corpo de guepardo e cabeça de mulher.
Na mitologia grega existia uma esfinge com corpo de leão, cauda de serpente, asas de águia e cabeça de mulher, que seria – segundo uma das lendas – filha da Quimera,outro monstro mitológico. A esfinge perguntava a todos que cruzavam seu caminho aquela famosa charada: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?”
Aquele que não respondia era morto pela esfinge. Também segundo a lenda, Édipo teria resolvido a charada e a esfinge se matou de vergonha depois disso.

Atlas

Atlas é filho de Jápeto com Climene.Pertence à geração divina dos seres desproporcionados, violentos, monstruosos - encarnação das forças selvagens da natureza nascente, dos cataclismas iniciais, com que a terra se arrumava para poder receber, num geração mais calma, a vida e a sua cúpula consciente: os humanos
Atlas é um dos titãs gregos, condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre. Atlas foi o primeiro rei da míticaAtlântida. Era casado com Pleione e com quem teve sete filhas, as chamadas de Plêiades e Também teve 7 filhas ninfas, as Hespérides .
Geralmente, Atlas é retratado sustentando um globo sobre os ombros. Esse fardo foi temporariamente aliviado por Héracles (Hércules) durante um de seus 12 trabalhos, mas Atlas foi enganado e voltou a carregar os céus sobre os ombros.

Hermes

Hermes é filho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mitologias
  • Mitologias
  • mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!