Mitologia

Páginas: 4 (906 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
Tema: Urano, Cronos e Zeus.
Antes de serem criados o mar, a terra e o céu, todas as coisas apresentavam um aspecto a que se dava o nome de Caos – uma informe e confusa massa, mero peso morto, noqual, contudo, jaziam latentes as sementes das coisas. A terra, o mar e ar estavam todos misturados; assim a terra não era solida, o mar não era liquido e o ar não era transparente.
No principio eraapenas Caos (vazio primordial), depois veio Gaia (a Terra), Tártaro (terras abismais, além do Mundo Inferior) e Eros (amor). Desse Caos imenso e sombril , surgiu Érebo (escuridão) e Nix (noite).Nixjuntou-se a Érebo dando origem a Éter e Hemera (dia) . De Géia nasceram Urano (céu), Montes (montanhas) e Ponto (mar).
Urano foi o primeiro rei do Universo, personificava o céu. Para Hesíodo, Urano eraao mesmo tempo filho e marido de Gaia, deusa nascida imediatamente depois do Caos original. Em seu livro Teogonia, que trata da geologia e filiação dos deuses, diz Hesíodo que dessa união nasceramvarios deuses e semideuses. Entre eles Oceano, Jápeto, Têmis, Cronos, os Titãs, os Ciclopes e os Hecantoquiros (monstros de sem braços e cinquenta cabeças), três gigantes chamados Briareu, Coto e Giges,possuidores de cem braços e cinquenta cabeças, cada um, aos quais os romanos davam o nome de Centimanos.
Preocupado com tamanha fertilidade Urano passou a enterrar os filhos recém-nascidos no corpode Gaia (no caso, a terra), e esta lhes pediu que a vingassem por isso, mas somente Cronos a atendeu. Orientado pela mãe, ele um dia surpreendeu o pai e o castrou no momento em que se unia á Esposam edas gotas de sangue que cairam sobre ela nasceram as Erínias, os Gigantes e as Ninfas dos Freixos, chamadas Melíades. Os testículos decepados de Urano flutuaram no mar e formaram uma espuma branca daqual nasceu Afrodite, a deusa do amor. Depois de algum tempo, devido a mágoa em consequência da mutilação que fora vitima, Urano acabou morrendo, sendo sucedido por Cronos no governo do mundo. Com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mitologias
  • Mitologias
  • mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia
  • Mitologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!