Mitocôndria

Páginas: 24 (5956 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Mitocôndria e geração de energia
Compartimentos:
Cada mitocôndria é envolta por 2 membranas altamente especializadas, uma cobrindo a outra. As membranas mitocondriais externa e interna criam dois compartimentos mitocondriais: um grande espaço interno chamado matriz e um espaço intermembranas (acúmulo de prótons), muito mais estreito.
A membrana externa devido ao fato de conter uma grandeproteína formadora de canais(chamada de porina) é muito permeável.
A membrana interna é impermeável a passagem de íons e a maioria das pequenas moléculas, exceto onde uma rota é fornecida por proteínas de transição de membrana. É o sítio de transporte de elétron e bombeamento de prótons, e contém a ATP sintase. A maioria das proteínas embebidas na membrana mitocondrial interna são componentes dacadeia transportadora de elétrons, necessários para a fosforilação oxidativa. A membrana interna é normalmente rica em convoluções formando uma série de invaginações, conhecidos como cristas que aumentam a sua área superficial total. Ela contém proteínas com 3 tipos de funções: aquelas que conduzem as reações de oxidação da cadeia de transportes de elétrons, a ATP sintase que produz ATP na matriz eproteínas transportadoras que permitem a passagem de metabólitos para dentro e para fora da matriz.
A matriz mitocondrial contém uma mistura altamente concentrada de centenas de enzimas e contém somente moléculas que podem ser seletivamente transportadas a matriz através da membrana interna e seu conteúdo é altamente especializado. Ciclo de krebs.
Genoma mitocondrial animal(poucos genes): 37genes: 13 genes pra proteínas, 22 genes pra RNA transportador e 2 genes pra RNA ribossomal.
Origem das Mitocôndrias: teoria da endossimbiose: ancestral eucarioto com bactérias viventes dentro do citoplasma, ao longo da evolução estabeleceram relação mutualística e assim células eucariotas foram selecionadas.
Proteção da célula: utilização de oxigênio
Mitocôndria é uma organela dinâmica: podem sedividir (fissão) e unir (fusão)
As moléculas de alimento são quebradas em 3 estágios:
-estágio 1: quebra de grandes moléculas macromoléculas em subunidades simples, é a digestão e ocorre ou no exterior celular ou em uma organela especializada dentro das células chamadas lisossomo. Após a digestão as pequenas moléculas orgânicas derivadas do alimento entram no citosol da célula, onde sua oxidaçãogradual inicia.
-estágio 2: ocorre principalmente no citosol, exceto pela etapa final que ocorre na mitocôndria. Quebra de subunidades simples em acetil-CoA acompanhada pela produção de quantidades de ATP e NADH. Uma cadeia de reações chamada de glicólise converte cada molécula de glicose em 2 moléculas menores de piruvato. Durante a formação do piruvato, 2 tipos de moléculas carreadorasativadas são produzidas: ATP e NADH. O piruvato passa do citosol para mitocôndria, onde cada piruvato é convertido em CO2 mais grupamento acetil de 2 carbonos que se anexa a coenzima A, formando acetil-CoA.
-estágio 3: oxidação completa da acetil-CoA em H20 e CO2 acompanhada pela produção de grandes quantidades de ATP na mitocôndria.
Glicólise: ocorre no citosol(citoplasma), durante essa etapa umamolécula de glicose é clivada em duas moléculas de piruvato. Para cada molécula de glicose, 2 de ATP são consumidas pra prover energia para conduzir as etapas iniciais, porém 4 moléculas de ATP são produzidas nas etapas finais. A glicólise envolve uma sequência de 10 reações separadas, cada uma produzindo um açúcar intermediário diferente e cada uma catalisada por uma enzima diferente. Embora ooxigênio molecular não esteja envolvido na glicólise, a oxidação ocorre na qual elétrons são removidos pela NAD (produzindo NADH). 2 moléculas de NADH são formadas por uma moléculas de glicose no curso da glicólise. Em organismos aeróbicos, as moléculas de NADH doam seus elétrons p/ cadeia transportadora de elétrons os quais são passados ao longo dessa cadeia para o oxigênio molecular, formando água,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mitocôndria
  • Mitocôndrias
  • mitocôndrias
  • mitocondria
  • Mitocondrias
  • Mitocôndrias
  • Mitocondrias
  • Mitocôndrias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!