Mito

Páginas: 3 (584 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
Um grupo de pessoas vive preso dentro de uma caverna escura. Diariamente, essas pessoas veem sombras projetadas nas paredes de objetos carregados pelos outros. Elas acreditam que aquilo é arealidade. Até que um dos prisioneiros, desconfiado, resolve se libertar das correntes que o prendem e sair da caverna. Assim que sai, ele é iluminado pela luz do sol, à qual seus olhos demoram um pouco parase acostumar. Maravilhado com suas descobertas sobre o mundo lá de fora, ele volta para contar aos colegas o que viu. Muitos não acreditam e o desprezam, porém alguns o acompanham rumo à liberdade.*Conseguiu identificar a história? Sim, trata-se do Mito da Caverna, desenvolvido pelo filósofo da Antiguidade grega Platão. Ok, e o que isso tem a ver com literatura?

Pensemos primeiramente nasinterpretações do mito. Se tomamos a caverna como uma metáfora para a ignorância, as sombras projetadas na parede são as ilusões ou visões superficiais que possuímos da realidade. O prisioneiro que sai dacaverna e enxerga a luz é o filósofo, que busca o conhecimento como libertação. Não é preciso entender filósofo apenas como aquele que trabalha diretamente com a filosofia e suas teorias, podemosadotar uma classificação mais generalizada: o homem que pensa, que reflete sobre as coisas e desenvolve um pensamento crítico. O homem que lê.

a-caverna
‘A caverna’ é um dos livros de Saramago quefala sobre esta alegoria
José Saramago, em uma entrevista, declarou: “Hoje é que estamos a viver, de fato, na Caverna de Platão, pois as imagens que nos são mostradas da realidade, de certa maneira,substituem a realidade”. O escritor português faz uma crítica à linguagem audiovisual, dominante na contemporaneidade. Se não tomamos o cuidado de filtrar aquilo que assistimos, podemos acabaracreditando nas sombras dos objetos e ficando presos na caverna. Se não procuramos ler, debater, refletir, ouvir pontos de vista diferentes, ficamos limitados à escuridão da nossa própria ignorância.

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mito
  • Mitos
  • Mitos
  • Mito.
  • Mito
  • mito
  • Mito
  • mitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!