Mito

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
Questão 01---Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todaselas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
O mito é muito confundido com o conceito de lenda, porém esta não tem compromisso nenhum com a realidade, são meras histórias sobrenaturais, como é o caso da mula sem cabeça e do saci pererê. O mito não é exclusividade de povos primitivos, nem de civilizações nascentes, mas existe emtodos os tempos e culturas como componente indissociável da maneira humana de compreender a realidade.

A diferença entre Mito e Lenda é a seguinte, O Mito é o Personagem a qual a lenda trata, pois a Lenda é a História sobre o determinado Mito.
03---A ciência tem de envolver mais do que a mera catalogação de factos e do que a descoberta, através da tentativa e erro, de maneiras de proceder quefuncionam. O que é crucial na verdadeira ciência é o fato de envolver a descoberta de princípios que subfazem e conectam os fenômenos naturais. 

Apesar de a ciência ter começado na Europa, é universal e está agora à disposição de todas as culturas. Podemos continuar a dar valor aos sistemas de crenças das outras culturas, ao mesmo tempo que reconhecemos que oconhecimento científico é algo deespecial que transcende a cultura. 


Um mito é um relato em forma de narrativa com carácter explicativo ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O termo é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento obectivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramentemaravilhoso) de diversascomunidades.
No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitolgia - por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.

Todas as culturas tiveram seus mitos, alguns dos quaissão expressões particulares de arquétipos comuns a toda a humanidade. Por exemplo, os mitos sobre a criação do mundo repetem alguns temas, como o ovo cósmico, ou o deus assassinado e esquartejado cujas partes vão formar tudo que existe.

Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas, lenda ou saga.
E... O MITO é o imaginário, o ilusório, como as criaturas do nosso folclore. Serve paratranqüilizar o ser humano em um mundo assustador, cheio de coisas com as quais ele não tem o domínio nem o conhecimento. Recorrem aos deuses para explicar aquilo que eles não conseguem explicação por meio da ciência. O mito é nossa primeira leitura do mundo. O complexo de Édipo que é o desejo inconsciente (mítico) da criança pela mãe, é o desejo humano sendo expressado.

O mito procura explicar osprincipais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). O mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

Muitas personalidades se transformam em mito por servirem de modelo e de realização dos anseios de uma sociedade que os relaciona com os assuntos em questão, uns de formapositiva: Pelé lembra futebol, assim como futebol lembra Pelé, por ter se tornado uma referência, um ícone, um mito da história do futebol. Outros de forma negativa: quando Hitler fez viver o mito da raça ariana, por ele considerada raça pura, o que culminou com o genocídio dos judeus, uma crueldade ímpar na história da humanidade.
A CIÊNCIA: É o conhecimento buscado de forma objetiva através do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mito
  • Mitos
  • Mitos
  • Mito.
  • Mito
  • Mito
  • mito
  • mitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!