Mito x filosofia

Páginas: 10 (2298 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FILOSOFIA

O MITO


INTRODUÇÃO:

Neste trabalho, estarei abordando o seguinte tema O MITO. O mito é um argumento que se cria aleatoriamente com o objetivo de dar uma explicação a algo.
Através do mito a antiga civilização grega, explicava a cosmogonia (a origem do mundo e de toda matéria que a ele pertence) e a teogonia (a origem das criaturas divinas). Por este intermédio os gregosantigos, o, explicavam tudo que acontecia no mundo que os pertenciam, até quando algumas pessoas inconformadas pela as explicações míticas religiosas, mas, movidos pela a razão do pensamento começaram a questionar os princípios míticos e a centralização dos deuses. Assim surgiram os primeiros filósofos. Que na qual, será debatido através deste trabalho os princípios filosóficos e suas semelhanças ediferenças do mito.
Mas com tudo, o mito é algo que esta presente na sociedade atual, mas, às diferenças do o mito hoje (mitos da atualidade) para com omito ontem (mitos da antiguidade) estão presentes, que iremos vê-las por meio deste trabalho.
O QUE É MITO?
Podemos dizer que mito é uma narração representativa relacionada os saberes de uma civilização. O mito procura explicar as coisas queexistem no mundo por meio, da existência de algo superior que nós seres humanos, como através dos deuses, semideuses, heróis e outras criaturas mitológicas.
Muitos acreditam que o mito esta associado a um rito. Sendo um rito, um modo de se por o mito na ação do homem, por meio, de cerimônia, danças, orações e sacrifícios. Mas, no entanto até os acontecimentos históricos podem se torna mito, se acaso,adquirir uma carga simbólica para uma civilização.
Nos não podemos afirma que o mito é uma ilusão, pois sua historia tem uma racionalidade, mesmo que não tenha logica, por aborda fantasias. Sendo assim o mito não é uma mentira, pois tudo é verdade quando há alguém que acredite.
O MITO GREGO
A mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos.
Omito grego explica a origem do mundo por meio da vida e as aventuras de uma ampla variedade de deuses, semideuses, titãs, heróis e de diversas criaturas mitológicas.
A mitologia grega tem exercido grande influência na cultura, nas artes e na literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem do Ocidente. Poetas e artistas desde os tempos antigos até o presentetêm se inspirado na mitologia grega e descoberto que os temas mitológicos lhes legam significado e relevância em seu contemporâneo. Como o desfecho do complexo do mito O rei Édipo.
O COMPLEXO DE ÉDIPO
Édipo era filho Laio e Jocasta reis de Tebas. Logo que o menino nasceu, o deus Apolo alertou que quando ele crescer ele mataria o pai e casaria com sua mãe. Laio apavorado abandonou o bebê, mas foisalvo por camponeses.
Certo dia já adulto, Édipo ouviu uma terrível profecia, que na qual ele mataria seu pai e casaria com sua mãe. Não queria que isto acontecesse, fugiu. No caminho encontrou um velho que o matou. O velho era o rei Laio, seu pai
Em seguida, Édipo aproximou de Tebas, a cidade estava dominada por um monstro horrível, a Esfinge. Cada pessoa que se aproximava de Tebas era abordadopelo o monstro, que lançava um enigma: “Decifra-me ou devoro-te”.
Ate que chegou a vez de Édipo que à decifrou. Então nada restou a Esfinge a não ser se matar. Édipo tornou-se herói salvador de Tebas. Famoso casou-se com a rainha Jocasta, sua mãe.
Assim a profecia se cumpriu. Quando Édipo soube, furou seus próprios olhos e se matou.
No século XX, muitos psicanalistas, seguidores das ideias deSigmund Freud, disseram que este mito expressa um comportamento típico dos seres humanos durante a infância: o amor do menino pela e mãe e o medo de ser castigado pelo o pai, ou o amor que a menina tem pela a mãe e o sentimento de que foi punida por causa disso.
MITO HOJE
O mito hoje, são os mitos da atualidade. No nosso mundo contemporâneo o mito não abrange mais a totalidade imaginaria como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mito x filosofia
  • Resenha Filosofia x Mito
  • Mito x filosofia
  • Mito x filosofia
  • Mito x filosofia
  • Filosofia x mito
  • Filosofia x Mito
  • Relação mito x filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!