Mito da neutralidade discursica

1348 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO As modalizações são encontradas em todos os discursos, não há discurso neutro e neste trabalho mostraremos que mesmo os textos jornalísticos que pregam imparcialidade, essas ferramentas são usadas para disseminar suas ideologias. Veremos isso através de manchetes dos jornais Estado de Minas e Folha de São Paulo do dia 20 de agosto de 2012. Mas para compreendermos o que é modalização faremos uma breve explicação a partir dos articuladores metalinguísticos.

Articuladores metadiscursivos Os articuladores metadiscursivos desempenham uma importante função no discurso eles introduzem comentários sobre a forma, o modo de formulação ou a atividade enunciativa. Eles podem ser agrupados em três grupos: modalizadores, metaformulativos, e metaenunciativos, destes, destacaremos os modalizadores.

O que é modalização? Modalização é a forma pela qual o enunciador se expressa, é possível, através dela, ver o grau de comprometimento do autor e saber se ele realmente crê naquilo que diz. As expressões modalizadoras são elementos linguísticos diretamente ligados ao evento de produção do enunciado, elas funcionam como indicadores de intenções, sentimentos e atitudes do locutor com relação a seu discurso e revelam o grau de engajamento do falante em relação ao conteúdo proposicional veiculado. É possível dividir os modalizadores em duas categorias, o sentido amplo e o sentido restrito. Modalizadores de sentido restrito, strictu sensu, dividem-se também em outras 3 categorias: aléticas, epistêmicas, deônticas. Modalizadores aléticos — são pouco comuns por isso destacaremos as epistêmicas e deônticas.

a) Modalidades Epistêmicas: certeza/ probabilidade; · Crer – eu acho, é possível. Provavelmente virei. · Saber – eu sei, é certo. Viajarei com certeza. O autor utiliza-se de modalizadores para tornar seu discurso mais

Relacionados

  • Gramatica portuguesa e textos
    1098 palavras | 5 páginas