mito da democracia racial

Páginas: 8 (1842 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014
A origem do pensamento filosófico

Surgimento dos primeiros filósofos
Foi durante o “período arcaico” que surgiram os primeiros filósofos gregos. O período arcaico se refere à uma parte da história da Grécia Antiga (Hélade), que compreende os século VIII a VI a.C., uma época de grandes transformações sociais e políticas como o advento das cidades-estados(polis), o desenvolvimento do comércio e o consequente movimento de colonização grega.

Passagem da consciência mítica para o pensamento filosófico

Na Grécia Antiga, a passagem da consciência mítica para o pensamento racional filosófico, foi resultado de um lento e sólido processo de transformação. E, a consciência mítica não desapareceu como “por encanto”. Pelo contrário, ela forneceu basepara o desenvolvimento da reflexão do ser humano diante do mundo nesse processo de ampliação da consciência.

Condições históricas para o surgimento da filosofia
Algumas novidades surgidas no período arcaico ajudaram a transformar a visão que o homem mítico tinha do mundo e de si mesmo. São elas: as viagens marítimas, a incorporação do calendário, a utilização da escrita alfabética, osurgimento da moeda, a lei escrita, e o nascimento da política. Todas essas novidades para os gregos deram condições para o
surgimento do filósofo.
Viagens marítimas
As viagens marítimas permitiram que os gregos descobrissem que os lugares que os mitos diziam habitados por deuses, heróis e titãs eram, na realidade, habitado por outros seres humanos. As viagensproporcionaram, então, uma desmistificação do mundo, que passou a exigir uma explicação sobre sua origem diferente daquela oferecida pelo mito.
Incorporação do calendário
A utilização do calendário — que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem — revelou uma capacidade de abstração nova: a percepção da passagem do tempocomo algo natural e não como um poder divino incompreensível.
A escrita
A consciência mítica predominou na Grécia Antiga enquanto sua cultura ainda se situava na tradição oral. A utilização da escrita alfabética gerou um novo esforço mental, pois exigiu de quem escrevia uma postura diferente daquela de quem apenas falava. Como a escrita fixava a palavra, e consequentemente omundo, ela necessitava de mais rigor e clareza. Isso estimulou o espírito crítico.
Além disso, a retomada posterior do que foi escrito abre os horizontes do pensamento, propiciando o distanciamento do vivido, o confronto de ideias e a ampliação da crítica.
Na Grécia, a escrita surgiu por influência dos fenícios. E já no século VIII a.C. a palavra escrita já era publicada em praça pública,sujeitas à discussão e à crítica. Ou seja, a escrita estava dessacralizada.
A escrita alfabética ou fonética (diferente dos hieróglifos, por exemplo), supunha que não se representasse uma imagem da coisa que estava sendo dita, mas uma ideia dela, o que se pensa dela e se transcreve. A escrita, portanto, aparece como possibilidade maior de abstração, uma reflexão da palavra que modificou a própriaestrutura de pensamento.
A moeda
A moeda foi introduzida na Grécia por volta do século VII a.C. a partir do desenvolvimento do comércio marítimo grego, e permitiu uma forma de troca que não se realizava por meio de coisas concretas, mas uma troca abstrata, feita pelo cálculo do valor semelhante das coisas diferentes. Isso demonstrava uma nova capacidade deabstração e de generalização.
Invenção da política
A invenção da política, introduz três aspectos novos e decisivos para o nascimento da Filosofia

1. A ideia da lei como expressão da vontade de uma coletividade humana que decide por si mesma o que é melhor para si e como ela definirá suas relações internas. O aspecto legislado e regulado da cidade — da polis — servirá de modelo para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mito e o ideal da democracia racial
  • Mito da Democracia Racial
  • O mito da democracia racial
  • O mito da democrácia racial brasileira
  • Miscigenação e o Mito da Democracia Racial
  • O Mito da Democracia Racial no Brasil
  • o mito democracia racial
  • O Mito E O Valor Da Democracia Racial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!