Mito da caverna

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2012
No Mito da Caverna os prisioneiros do mito da caverna estão algemados, estas algemas representam os nossos pré-conceitos e perdas ao encarar a realidade. O que prende Truman na ilha, é a rotina(seu cotidiano) e todas as estratégias pensadas e aplicadas pelos criadores do reality show para torna-lo uma pessoa alienada e conformista.
Um dos prisioneiros da caverna se torna um sujeitoquestionador e a partir daí percorre um difícil caminho para fora da caverna. Truman também começa a questionar o mundo a sua volta e a partir daí percorre o caminho para sair da ilha e conhecer omundo real.
Tudo no filme acontece dentro de um programa de TV, quando assistimos com atenção é difícil não relacionar o mundo de Truman (onde predomina o poder de ilusão dos meios decomunicação) com o nosso mundo real. Hoje os meios de comunicação são os veículos mais poderosos de formar opiniões. Ao paramos na frente da tv, muitas vezes também somos um prisioneiro do mundo dasaparências.
Já o filme Matrix mostra um ambiente onde as máquinas inteligentes controlam o mundo e utilizam-se dos seres humanos como fonte de energia. Para tanto, elas criam uma realidade simulada,chamada de Matrix, onde aquelas pessoas, que estão na verdade dormindo, vivem e acreditam ser o mundo real, o lugar que todos os seres humanos sempre viveram livremente e tocaram suas vidas. Essarealidade simulada é exatamente o mundo em que vivemos.
Existem uns sobreviventes em busca do escolhido. Ao encontrarem Neo (o escolhido) convidando-o a tomar a pílula vermelha (que lhe revelará averdade) ou a pílula azul (que o manterá na ignorância). Tendo escolhido a primeira, Neo renasce, ou melhor, nasce no mundo real, num processo lento e sofrido, assim como na saída da caverna. Assimcomo na Matrix ao escolher “a pílula vermelha” ou seja a realidade teremos que arcar com o sofrimento que a verdade traz e muitas vezes este fardo é muito pesado e preferimos ficar na caverna.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mito da caverna
  • O mito das cavernas
  • Mito da caverna
  • O mito da caverna
  • O mito da caverna
  • Mito da caverna
  • O Mito da Caverna
  • Mito da caverna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!