Misturas quimica tecnológica

Páginas: 18 (4259 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
MISTURAS
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se, mas não sedissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.
Existem três tipos fundamentais de misturas: as homogêneas (homo: igual), as heterogêneas (hetero: diferente) e as coloidais.

MISTURAS HOMOGÊNEAS
A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofremdissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, mistura homogênea é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra. Outro exemplo é a mistura de água e sal de cozinha, seguindo o mesmo padrão da misturaanterior.

MISTURAS HETEROGÊNEAS
Uma mistura é composta heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis. Observação: a visualização não é, necessariamente, a olho nu. As fases de uma mistura heterogênea podem ser detectadas no microscópio ou separadas em uma centrífuga. Como exemplos têm-se a água mais azeite ou água mais óleo.

MISTURAS COLOIDAISNas misturas coloidais, os componentes da mistura consegue distinguir-se pequenas partículas a olho nu, contudo se usarmos um instrumento de ampliação, como um microscópio, conseguir-se-ia distinguir muito melhor os diferentes componentes da mistura. Ex: Se deixarmos maionese fora do frigorífico durante algum tempo conseguimos visualizar pequenas partículas de gordura
Por exemplo, se observaresuma gota de sangue a olho nu não consegues identificar os seus componentes, mas se observares essa gota ao microscópio, distingues os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos, as plaquetas, etc.
Gases formam misturas homogêneas exceto quando suas densidades são muito diferentes, como o hexafluoreto de urânio (UF6) com hélio (He).

MISTURAS AZEOTRÓPICAS
São misturas em que o ponto de ebulição nãose altera, durante a ebulição mantém a temperatura constante, comportando-se como um composto químico ou um elemento. Esse tipo de mistura acontece quando o ponto de ebulição atinge o patamar. É muito comum entre líquidos. Ex.: O álcool hidratado é uma mistura azeotrópica, isso se deve porque esse álcool está misturado à água em uma proporção onde é impossível separar pela ebulição, já que atemperatura se mantém constante. PE = 78,5°C; PF = -177°C; P = 0,79g/cm³ são os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE) do álcool.

MISTURAS EUTÉTICAS
São misturas cujo ponto de fusão ocorre em temperatura constante. Isso é muito comum em misturas entre metais. Ex.: o bronze é uma mistura de cobre com o estanho, impossível separar por fusão.

MISTURAS FRIAS
As misturas frias possuem um amplo lequede utilizações. Evidentemente são úteis quando deve se baixar a temperatura de uma substância que poderia vir a apresentar uma determinada característica explosiva ou desagradável em um experimento. Seu maior campo de atuação está na química orgânica pelo fato de determinadas reações só ocorrerem em certas temperaturas, na produção experimental de explosivos ou até na metalurgia para a verificaçãode possíveis rachaduras ou trinca em ligas metálicas ou peças mecânicas.

SEPARAÇÃO DE MISTURAS
As misturas podem ser separadas através dos seguintes métodos:

DECANTAÇÃO
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas.
Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica tecnologica
  • Química Tecnológica
  • Quimica tecnologica
  • quimica tecnologica
  • Química tecnológica
  • QUIMICA TECNOLÓGICA
  • Química tecnológica
  • Química Tecnólogica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!