Misterios da Cachaçaria de Maringá

2820 palavras 12 páginas
Introdução

O modelo atual de assistência a saúde desenvolvido na atenção básica tem como pressuposto garantir o atendimento integral aos usuários, partindo do principio das linhas de cuidado, em que o usuário é colocado estruturante de todo o processo de saúde.
O eixo de orientação do atendimento em saúde deve ser concentrado no cuidado como individuo, buscando entender seus anseios e necessidades, responsabilizando-se com o mesmo, para que desta forma sejam desenvolvidos ações e serviços adequados, garantindo a resolução dos problemas dos usuários.
O serviço de saúde, ao adotar práticas centradas nos usuários, deve desenvolver a capacitação dos profissionais de saúde, tornando – os aptos a operar o cuidado, de modo a ocupar o papel com mais responsabilidades através dos atos de acolher, responsabilizar, resolver e autonomear. Nesse sentido, o trabalho em saúde deve incorporar mais tecnologias leves que se materializam em práticas relacionadas, a exemplo do acolhimento e vinculo profissional – paciente.
O acolhimento, um dos instrumentos essenciais na organização do funcionamento dos serviços em saúde, é entendido, na maioria das vezes, ‘SOMENTE “como uma porta de acesso aos usuários ao atendimento a saúde. porém o acolhimento deve ser visto e colocado em pratica como uma forma de prestação de serviço individualizado, capaz de ampliar o vinculo entre profissional – usuário, de entender as necessidades de cada individua, de identificar aqueles pacientes cujo tratamento deve ser imediato, e aqueles em que os procedimentos podem ser da mesma forma em que orienta e acompanha o usuário por todo o sistema, disponibilizando a melhor forma para a resolução. acolhimento visa em garantir acesso aos usuários por meio de uma escuta qualificada, objetivando entender as dificuldades dos mesmos, de modo a resolver os problemas em nível de atenção básica. a baixo no desenvolvimento segue exemplos de função e cargo na área de saúde.

Relacionados