missisipe

Páginas: 7 (1601 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2013
O filme trata de policiais do FBI que precisam desvendar o desaparecimento de três jovens no sul do Estados Unidos, em uma época onde eclodia uma verdadeira guerra racial. Um dos jovens desaparecidos é negro e os outros dois jovens são brancos ativistas contra a discriminação legitimada na região pela sociedade e pelo descaso das autoridades. Na cidade em questão, encontra-se um grupo que fazparte da Ku Klux Kan, organizações racistas que apoiam a supremacia branca e o protestantismo em detrimento a outras religiões. Ainda que nem todos os moradores compartilhem desse sentimento a favor da segregação racial, há um silêncio em relação ao assunto, e a Ku Klux Kan goza de uma impunidade providenciada pelas vistas grossas dos policiais locais. Alguns policiais, inclusive, participam dosatos violentos que o grupo promove contra a população negra local. Os negros vivem em condição de miséria e não podem frequentar os mesmos lugares que os brancos, a não ser em um espaço definido para eles. Os ataques constam de incêndios, espancamentos e mortes, sem que ninguém seja responsabilizado. O desenrolar da história mostra uma certa mudança de situação para os negros, principalmente quandoalguns criminosos racistas são presos e condenados a longos anos atrás das grades. Porém, muito sangue foi derramado antes que algum benefício fosse atingido pela população discriminada.


Fonte: http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/1924407-mississipi-em-chamas-mississipi-burning/#ixzz1ormIIPAR
preconceito . [De pre- + conceito.] S. m. 1. Conceito ou opinião formados antecipadamente, semmaior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida. 2. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. 3. P. ext. Superstição, crendice; prejuízo. 4. P. ext. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc.: Opreconceito racial é indigno do ser humano. 
(Dicionário Aurélio
Repare atentamente no cartaz dofilme "Mississipi em Chamas", apresentado no topo dessa página ao lado da explicação dada pelo Dicionário Aurélio para a definição de preconceito. Perceba que um rosto se esconde por detrás de um pano, sendo perceptível apenas pelos olhos, aparentes através de dois buracos, caprichosamente produzidos de forma a criar uma máscara branca.
Não é possível perceber, no entanto, que o lençol utilizadopara criar essa máscara tinha a clara intenção de esconder os rostos de pessoas preconceituosas, que pregavam em seus encontros o ódio racial, a superioridade de um grupo humano sobre os demais (no contexto específico do filme, essa discriminação se refere aos negros, mas era extensiva aos hispânicos e a outras minorias) e incitavam a perseguição a todos aqueles que representassem os interessesdessas minorias e atentassem contra o poder dos brancos.
Essas pessoas aparentavam ter tanta certeza em relação a seus pensamentos e posicionamentos político-ideológicos, entretanto não tinham sequer coragem para afirmar publicamente seu engajamento em grupos discriminatórios, como no caso, na infame KKK (Ku Klux Klan), protagonista de algumas das páginas mais tristes e lamentáveis da história dosEstados Unidos.
Ousavam desafiar as leis de seu país e legavam escolas, transporte público ou oportunidades de trabalho de pior condição aos negros. Em determinados casos, inconformados com situações em que eram colocados em desvantagem, queimavam igrejas, assassinavam famílias inteiras, enforcavam pessoas e deixavam cruzes em chamas no quintal de inocentes. Jamais conseguiam enfrentar asdificuldades com a inteligência, com a criatividade ou, ao menos, com um pouco de dignidade.
Tive a preocupação de disponibilizar o significado da palavra preconceito, de acordo com o conceituado Dicionário Aurélio, para que possamos perceber, com clareza, que essa palavra representa a falta de informação, o desconhecimento, o não aprofundamento no que tange a um conceito ou idéia. Representa, também,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!