Miss

Páginas: 30 (7447 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
1a Questão (Ref.: 201401169882)


Em relação ao conhecimento científico, assinale V (verdadeiro) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e escolha a sequência correta.
( ) O conhecimento é uma forma de compreender a realidade.
( ) O conhecimento científico tem como base o conhecimento teológico.
( ) O conhecimento empírico surge das experiências em laboratório.
( ) A ciênciapode ser definida como uma forma de investigação metódica e organizada.
  V, F, F, V.




 2a Questão (Ref.: 201401308957)


De acordo com Chauí (2002, p.14) ¿a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos da nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado¿, corresponde aoconhecimento:





 
Conhecimento filosófico



 3a Questão (Ref.: 201401298514)


Considere a seguinte situação: De manhã levanto as 6 horas. Faço uma oração pedindo proteção para o dia. Percebo que estou meio enjoado. Tomo um chá de boldo. Vou para o trabalho e aplico as fórmulas do balanço patrimonial nas rotinas contábeis da minha empresa. No breve relato acima estão listados,respectivamente, quais tipos de conhecimento?








 
religioso, senso comum e científico





 4a Questão (Ref.: 201401307356)


Considerando que: I - Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. II - Método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de umaciência, ou para alcançar determinado fim. E metodologia (do grego methodos + logia) significa o "estudo do método". Podemos afirmar que:








 
todas as alternativas são verdadeiras




 5a Questão (Ref.: 201401308127)


No mundo acadêmico, o conhecimento pode ser classificado em 4 grupos distintos. Assinale a opção que contém pelo menos duas classificações corretas:


 Senso comum e conhecimento teológico.










 6a Questão (Ref.: 201401315866)


O conhecimento popular, também denominado de vulgar, empírico ou senso comum, resulta do modo espontâneo e corrente de conhecer.
PORTANTO
O conhecimento popular é sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teorias) e não conhecimentos dispersos edesconexos.
Nesse sentido, podemos afirmar que:


 
A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª falsa.


1a Questão (Ref.: 201401082778)


Estudamos em nossas aulas que o conhecimento científico difere das idéias do senso comum. Considerando a notícia abaixo, assinale a resposta correta. 

Beijar bem é uma ciência Beijar emagrece e oxigena o cérebro Se depois daquele primeiro beijo alguém disser querolou uma química entre vocês, não aperte o eject tão rapidamente. Apesar de surrada, a frase contém um pouco de verdade. Para a neurocientista americana Wendy Hill, a ciência do beijo (filematologia) ainda é uma área pouco estudada. Mas algumas coisas relacionadas com o beijo são conhecidas. (...) Beijar libera os mesmos neurotransmissores (mensagens químicas para o cérebro) que uma cargaintensa de exercícios, como uma corrida de longa distância. (...) acelera o batimento cardíaco e dilata os vasos sanguíneos, favorecendo a absorção de oxigênio pelo corpo. Na pesquisa, Wendy analisou os níveis de cortisol e oxitocina - hormônios ligados ao estresse e ao prazer, respectivamente. (Adaptado de O Globo, Caderno Ciência, 22/02/2009.)










 
O senso comum é um saberfragmentado, superficial e subjetivo. Pode ser comprovado pelo conhecimento científico.






 2a Questão (Ref.: 201401169829)


Ao comparar o senso comum com a investigação científica, é correto afirmar que




 
o senso comum é histórico, produzido por determinadas condições da prática social e concreta dos homens em uma época.











 3a Questão (Ref.: 201401096893)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miss
  • miss
  • Miss
  • Miss
  • Miss O
  • miss
  • MISS O
  • Miss O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!