miss

Páginas: 11 (2640 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA RURAL









Salmonella sp. e Shigella spp.




Jéssica Martins de Andrade
Mayara Costa de Medeiros
Taiane Maria de Lima Rodrigues





RECIFE
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA RURAL



Jéssica Martins de Andrade
Mayara Costa de Medeiros
Taiane Maria deLima Rodrigues






Salmonella sp. e Shigella spp.













Trabalho solicitado pelo professor José do Egito de Paiva, da disciplina Microbiologia dos Alimentos, aos alunos do 8º período SV1 de Medicina Veterinária da UFRPE, referente aos micro-organismos Salmonella sp. e Shigella spp.








RECIFE
2014
SUMÁRIO


1. Introdução.......…………………………………………………………………..........3
2. Salmonella sp.……………………………………………………………………........4
3. Shigella spp. ………………………………………………………………………......6
3.1. Shigelose ou Doença Bacilar …………………………………………………........
Artigo
Conclusão ......................................................................................................
Perguntas............................................................................................................
Referências Bibliográficas ...............................................................................


















1. INTRODUÇÃO

A família Enterobacteriacea é composta pelas enterobactérias, as quais causam problemas no trato gastrointestinal, principalmente diarréia e possuem como porta de entrada a cavidade bucal, geralmente pela ingestão de água ealimentos contaminados. Neste contexto, pode-se dizer que houve uma infecção alimentar quando o indivíduo ingere bactérias causadoras de diarreia ou disenterias, no entanto se o problema resultar da ingestão das toxinas produzidas pelas bactérias diz-se que houve uma intoxicação alimentar. Nos casos onde a causa do problema ainda não tiver sido identificada o mais indicado é definir como toxi-infecçãoalimentar.
Dentre os gêneros presentes nessa família, estão inclusos a Salmonella e a Shigella, sendo ambas bactérias patogênicas gram-negativas que se apresentam em forma de bacilo, não esporuladas, anaeróbias facultativas, capazes de fermentar carboidratos produzindo uma variedade de produtos finais.
Objetivou-se com esse trabalho apresentar algumas características sobre os gêneros Salmonella eShigella, bem como as doenças causadas por ambas.


















2. Salmonella sp

Salmonella é um gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Tem, em seu nome, uma referência ao cientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez.São bactérias Gram-negativas, em forma de bacilo, na sua maioria, móveis, são não esporuladas, não capsuladas, e a maioria não fermenta a lactose. As salmonelas são um gênero extremamente heterogêneo, composto por três espécies: Salmonella subterrânea, Salmonella bongori e Salmonella entérica. Esta última, possuindo quase 2000 sorotipos.
Dentre as de maior importância para a saúde humana,destacam-se o sorotipo: Salmonella typhi (Salmonella entérica entérica, sorovar Typhi), que causa infecções sistêmicas e febre tifóide ( Doença endêmica em muitos países em desenvolvimento), e a Salmonella Typhimurium (Salmonella entérica entérica, sorovar Typhimurium), um dos agentes causadores das gastroenterites.
 O pH ótimo para multiplicação das salmonelas fica próximo de 7,0, sendo que valoressuperiores a 9,0 e inferiores a 4,0 são bactericidas. Dependendo da natureza do ácido utilizado para a acidificação, o pH mínimo pode subir para 5,5. O ácido acético, o ácido propiônico e o ácido butírico são mais inibitórios do que o ácido clorídrico ou o ácido acético, para um mesmo pH. As salmonelas não toleram concentrações de sal superiores a 9%. O nitrito é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miss
  • Miss
  • Miss
  • Miss
  • Miss O
  • miss
  • MISS O
  • Miss O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!