Missões Guaranis ou Missões Indígenas?

Páginas: 5 (1161 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
MISSÕES GUARANIS OU MISSÕES INDÍGINAS?
Os povoados missionais foram fundados por jesuítas, a partir de 1609, no lugar onde hoje é a argentina, Paraguai e Brasil. Essas populações ficaram conhecidas como povoados de indígenas guaranis. São concebidos de forma homogênea, com semelhança étnica, cultural, política e identitária. E os não-guaranis eram de última importância, considerados absorvidospela guaranização.
Ocorreram transformações identitárias em virtude da reorganização indígena, o que as deixou sem identidade fixa, específica ou pré-colonial.
O primeiro povoado fundado entre os jê do Guairá foi “Nossa Senhora de Acaray” ou “Acaray” onde gualachos e guañanas viviam, das quais era o contrário dos guaranis e de diferente idioma.
O principal povoado do Guairá foi em Los Angelesde Los Tayobá quando se reuniram aproximadamente 30 caciques guaranis jês. Criando uma experiência de convívio entre diferentes etnias. Onde antes havia guerra, passou a ter paz.
Após ataques dos portugueses de São Paulo, que buscavam mão-de-obra indígena, aos Guairá. Os Missionais migraram em direção aos Paraguai. Os ataques duraram até 1632, onde os paulistas deixaram um rastro de destruição,seqüestrando milhares de Cativos, levando consigo também muitos jês.
Muitos indígenas se perderam no caminho, ou, optaram por abandonar a empreitada. Os que chegaram fizeram novos povoados ou se juntaram com povos do lado paraguaio. Onde ficariam bem longe dos portugueses.
No Paraná, dos 9 povoados, 5 possuiam membros dos Guairá. Incluindo Corpus.
Corpus foi uma aglomeração da população Guairá,boa parte vinda de Acaray, Sendo o primeiro povoamento de gualuchos e guañanas. Em 1730, foram contados 50 guarañas, contados pelos padres Joseph Pons e Pedro Villavieja. Os guañanas seriam primeiro amansados para depois serem mandados a Corpus.
No final de seiscentos no povoado de São Borja havia muitos guenoas, que são considerados “gente de outra língua”, também chamados de minuano pelosportugueses do qual se transformou um bairro de São Borja de até então maioria guaranis e Por volta de 1690 haviam alguns yarós também.
Os povoados de yaperu, pertencentes aos panpianos e espanhóis, configuraram não só um posto bélico, mas também um povoado de maioria não-guarani.
A diversidade étnica foi uma composição constante, com avanços e retrocessos, de diversos grupos no mesmo espaço, aindaque em períodos diferentes.
As colônias tayobás, tapes eram classificados como guaranis, que falavam o mesmo idioma, próximo ao guarani missional e distribuídos em povoados do atual território do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e em boa parte do Paraguai e norte Argentino.
Os “guayakis” foram classificados como ferozes opositores aos ocidentais pela resistência e proteção a suasculturas, pois haviam estranhado os jesuítas, que queriam domesticar esses povos, passando pelo processo misssional. Receberam um povoado específico chamado “Jesus de Monday”. Enfrentaram dificuldades para transformar esses povos em guarani, pois o sotaque era diferente dos guaranis.Tinham medo de gente, da qual avistavam e fugiam para a mata. Foram feitas expedições para recuperá-los. Uma delasliderada pelo Padre Pedrinho de Lavega com índios domesticados. Porém foram atacados pelos guayakis que conheciam muito mais as matas que os jesuítas.
O padre Cardiel, teve a idéia de treinas os vaqueiros e pastores para avisarem quando avistassem algo diferente. Da qual, enviaram tropas para resgatá-los e a partir daí os guayakis foram se integrando aos povoados.
A partir de então, começou aintegração crista, para domínio de idioma, mas muitos padres perderam a vida, pois os nativos rebelaram-se por não quererem integrar se a vida missional. No século XVIII começaram a usar castigos aos infiéis.Ocorreu uma modalidade violenta de superação da rejeição dos não-guaranis, os guayakis foram seqüestrados e aprisionados.
Os jesuítas queriam batizar e vestir esse povoado, mas muitos não aceitaram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Missoes
  • Missoes
  • Missões
  • missões
  • Missões
  • Missoes
  • missoes
  • missoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!