Missão afeganistão

Páginas: 8 (1782 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
AFEGANISTÃO

3ª posição na Classificação de países por perseguição

[pic]


Sob diversas óticas, o Afeganistão é resultado de sua localização geográfica e de sua topografia. A cordilheira Hindu Kush corta o país ao meio e forma um esconderijo natural e uma barreira para os exércitos invasores. Os defensores afegãos só precisavam esconder-se atrás dessa barreira e aguardar o momentooportuno para atacar os inimigos.
Por outro lado, as montanhas do Hindu Kush têm evitado a disseminação do evangelho e de influências consideradas modernizantes, como o desenvolvimento tecnológico.


[pic]



Capital
Cabul

Governo
República islâmica, chefiada pelo presidente Hamid Karzai desde dezembro de 2004

População
28,2 milhões (24% urbana)

Área
652.090 km2Localização
Centro-sul da Ásia, sem saída para o mar

Idiomas
Dari, pashto, uzbeque e turcomano

Religião
Islamismo 99,4%, cristianismo 0,01%

Perseguição
Opressão

Restrições
Não há leis que proíbam a prática de outras religiões e nem a evangelização, no entanto, a conversão do islamismo é considerada apostasia e pode ser punida com pena de morte

População


Os patanesescompõem o maior grupo étnico e constituem aproximadamente 42% da população do país. O segundo maior grupo, com 27% da população, é formado de tadjiques, seguido por hazaras e uzbeques. Do total de 28,2 milhões de habitantes, 44,6% possuem menos de 15 anos.
Cerca de 99% da população é muçulmana e deste grupo 80% são sunitas. Há algumas minorias religiosas, incluindo os cristãos.
Antes dosconflitos de 2001, a maioria dos cristãos era estrangeira, mas estes se viram obrigados a abandonar o país com o início dos ataques norte-americanos. Sob o domínio do Talibã, os xiitas foram sistematicamente perseguidos.

História

O Afeganistão já foi disputado por diversos impérios, desde Alexandre, o Grande, até o Império Britânico.
Em tempos mais recentes, a autocraciamonárquica deu lugar à República (1973), que, por sua vez, terminou com um golpe pró-marxista em 1978, seguido de uma invasão soviética. O conflito armado foi um desastre para o país e levou à retirada dos exércitos vermelhos no final da década de 80 e à queda do regime comunista em 1992.
A falta de união entre as fileiras guerrilheiras deu início a uma guerra civil e, ao longo da década de 90, umamilícia fundamentalista denominada Talibã obteve o controle de 95% do país, deixando que apenas uma pequena área ao norte fosse controlada pela inimiga Aliança do Norte.
Os ataques terroristas contra Nova York e Washington, em 11 de setembro de 2001, tiveram grandes consequências para a história contemporânea do Afeganistão. Depois de os EUA exigir a prisão e a extradição do saudita OsamaBin Laden (hospedado pelo governo Talibã e acusado dos ataques), declararam guerra contra o Talibã e, a partir do dia 7 de outubro, passaram a bombardear massivamente o território afegão, enfraquecendo a milícia fundamentalista.
No final de novembro de 2001, o Talibã já havia perdido o controle de praticamente todo o país, com exceção da cidade de Kandahar, onde a milícia mantinha seuquartel-general.
As forças do Talibã se tornaram mais efetivas em 2006, e chegaram até a anunciar seu governo em algumas províncias.

Governo

Há uma tensão crescente entre o parlamento conservador e governo de Hamid Karzai em relação à liberdade de expressão e outros direitos humanos. Em janeiro de 2008, o conselho islâmico do Afeganistão alertou o presidente sobre a influência degrupos estrangeiros de ajuda humanitária e de novelas indianas. Também exigiram o retorno de execuções públicas.
Em fevereiro de 2009, a Comissão Eleitoral Independente marcou as eleições presidenciais para 20 de agosto. Entretanto, o mandato do atual presidente encerra-se em 21 de maio. Não se sabe ao certo o que acontecerá nesse entretempo.

Economia

A economia afegã foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Afeganistão
  • Afeganistão
  • Afeganistao
  • O Afeganistão
  • Afeganistão
  • afeganistao
  • Afeganistão
  • Afeganistão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!