Misoginia, Machismo, Gordofobia, Homofobia e Transfobia.

2649 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO
Preconceito é qualquer opinião ou conclusão tirada precipitadamente. É um conceito que você constrói antes mesmo de conhecer o indivíduo, ou seja, um pré-conceito. É ruim, mas não acaba por aí, pois este pensamento vem, na maioria das vezes, acompanhado de um ato discriminatório perante religiões, culturas, cor da pele, identidade de gênero, sexualidade, aparência física ou condições financeiras.
O preconceito pode se manifestar de diversas formas diferentes, tais como:
- Sectarismo
- Antissemitismo
- Xenofobia
- Racismo ou Injúria Racial
- Intolerância Religiosa
- Bullying
- Dogmatismo
- Efeito Halo
- Fanatismo Religioso
- Homofobia
- Bifobia
- Lesbofobia
- Transfobia
- Misoginia
De modo geral, o ponto de partida de qualquer ato preconceituoso vem de uma generalização superficial do estereótipo.
Segundo Freud, o preconceito está associado a um domínio de crenças e possui base irracional ligada a um mundo imaginativo, e não real.
O preconceito pode acabar com esperanças, com felicidades e até mesmo com a vida de uma pessoa. É uma bagagem destruidora que a sociedade carrega de geração em geração, dando continuidade ao ciclo da opressão.

HOMOFOBIA

“Começa cedo. Muito cedo. Antes mesmo de você nascer. Suas roupas e brinquedinhos são comprados, seu berço é enfeitado e o quarto decorado baseado na rasa análise do seu órgão genital, sem a sua consulta. Um verdadeiro castigo para quem não é cis. Você nasce e já imediatamente se depara com um universo todo preparado de acordo com o seu gênero, recheado de estereótipos. A ditadura do rosa/azul é implantada subliminarmente na sua cabecinha infantil, ainda incapaz de pensar sozinha, que absorve tudo o que ouve dos mais velhos, e todas as imagens que a rodeiam. Se você é menino, é ensinado a brincar de carrinho, de arminha, de lutinha... Se você é menina, é ensinada a brincar de panelinha, de casinha, de bonequinha (um verdadeiro curso infantil que já ensina a mulher a servir, que já prepara a

Relacionados