Miscigenação

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
Cultura Brasileira

Cultura Brasileira

Miscigenação cultural - Melting Pot.

http://ead.ugf.br/ 1

Cultura Brasileira

Cultura Brasileira

Miscigenação cultural - Melting Pot Referências

4 6

Sumário

http://ead.ugf.br/ 2

http://ead.ugf.br/ 3

Cultura Brasileira

Cultura Brasileira

Esta aula pretende refletir e descontruir a idéia de que o processo de miscigenaçãono país produziu uma fusão das culturas que vivenciaram um intercurso especialmente no período colonial. Procura-se demonstrar que houve um jogo de força e de poder que se não produziu uma completa assimilação dos povos não europeus, gerou um processo acentuado de adaptação ou acomodação das diferenças.

miScigenação cultural - melting Pot.
Melting pot, ou cadinho, em sua forma aportuguesadarefere-se a um modelo de relações interétnicas na qual um Estado-nação constituído por diferentes grupos étnicos estimula o processo de fusão recíproca: Este processo pode ocorrer de duas formas básicas: Todos os grupos étnicos aculturam-se e são levados a aderir a um mesmo e universal conjunto de valores e símbolos sem a necessidade de corresponderem à história do grupo. Ou pode ocorrer a fusão doconjunto de valores e símbolos étnicos pertinentes a cada grupo sem que nenhum deles alcance a posição e dominação. Portanto, não se trata de assimilação à um núcleo étnico. Desta forma, como vermos a seguir, esta noção de melting pot aplica-se de modo bastante limitado ao caso do Brasil. Embora possa não ter ocorrido um processo completo de assimilação, e sim de acomodação ou adaptação, será quepodemos falar de fusão? As considerações de Freyre a esse vão no sentido de demonstrar que o Brasil misturou estoques culturais originários da Europa, da África e da América num caldo de gradações raciais. Desta mistura resulta um híbrido cultural no qual não é possível distinguir com clareza as matrizes originárias como, pensava ele, ocorria nos EUA. Os argumentos de Freyre são demonstradosatravés de proposições causais que estabelecem a colonização através da monocultura latifundiária de açúcar como o fator determinante para a definição de relações empreendida por uma pequena e rude população de colonizadores, em grande parte masculina, que exigiu a escravidão e encorajou a miscigenação. Estas condições

geraram a estrutura patriarcal que, como foi dito no início, parece ainda governaras relações sociais no Brasil. Porém, através deste percurso, Freyre procura demonstrar que a vasta diversidade cultural trazida por diversas populações africanas influenciou a formação cultural do Brasil em termos de língua, religião, alimentação, música, dança, entre outras. O aspecto negativo destes intercursos culturais deve-se exclusivamente à escravidão e não à herança africana. Destaherança, no entanto, a sexualidade e a sensualidade aparecem com grande destaque no livro de Freyre. A respeito da sexualidade, Freyre argumenta que esta é completamente masculina e extremamente agressiva.
O longo contato com os sarracenos deixara idealizado entre os portugueses a figura da moura encantada, tipo delicioso de mulher morena e de olhos pretos, envolta em misticismo sexual (...) que oscolonizadores vieram encontrar parecido, quase igual entre as índias nuas e de cabelos soltos no Brasil. Que estas tinham também os olhos e os cabelos pretos, o corpo pardo pintado de vermelho, e, tanto quanto as nereidas mouriscas, eram doidas por um banho de rio onde se refrescasse sua ardente nudez e por um pente para pentear o cabelo. (FREYRE, 1994, p. 10-11)

nacional não são acompanhadas damesma maneira em todas as regiões. Este será o tema da próxima aula. Assista a primeira das quatro partes do programa De lá prá cá, apresentado por Anselmo Góis e Vera Barroso, que foi dedicado à Gilberto Freyre.

O apelo aos sentidos parece ser também um traço cultural importante para a formação social do brasil, d perspectiva de Freyre. Em diversas passagens do livro, vemos referências ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • miscigenacao
  • Miscigenação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!