Miscigenação

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
Não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.Miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes. Desse processo, também chamado mestiçagem ou caldeamento, pode-se dizer que caracteriza a EVOLUÇÃO DO HOMEM. Mestiço é o indivíduo nascido depais de raças diferentes, ou seja, apresentam constituições genéticas diferentes.

Esses conceitos, porém, são ambíguos, como o próprio conceito de raça. O filho de um alemão e uma sueca, porexemplo, não é considerado mestiço, mas sim alemão ou sueco, conforme o meio em que ocorrer sua socialização. O filho de um alemão e uma vietnamita, ao contrário, será considerado mestiço (eurasiano), sejaqual for o meio em que se der sua integração. Popularmente, considera-se miscigenação a união entre brancos e negros, brancos e amarelos, e entre amarelos e negros, ou seja, os grandes grupos DE CORem que se divide a espécie HUMANA e que, na concepção popular, são tidos como "raças". Brancos, negros e amarelos, no entanto, não constituem raças no sentido biológico, mas grupos humanos designificado sociológico que o senso comum identifica por um traço peculiar -- no caso, a COR DA PELE.

Miscigenação

Na história do Brasil, a ocorrência da mestiçagem é bastante pronunciada. Esse fatogerou uma identidade nacional singular e um povo marcadamente mestiço na aparência e na CULTURA.

Os ancestrais indígenas do brasileiro contemporâneo caracterizavam-se mais pela diversidade do quepela homogeneidade, enquanto os portugueses provinham de um processo de caldeamento secular e variado, no qual se destacam contribuições dos fenícios, gregos, romanos, judeus, árabes, visigodos,mouros, celtas e escravos africanos. É difícil precisar a origem dos negros trazidos da África para o Brasil, mas é sabido que provieram de diferentes tribos e nações.

Do século XVI ao XVIII, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • miscigenacao
  • Miscigenação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!