Miscigenação

Páginas: 6 (1326 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013

Miscigenação da Cultura e Educação




Eleana S. Stork dos Santos
Cláudia Zopelari
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Pedagogia (PED0538) – Trabalho do Módulo IV
11/12/2013


RESUMO

A cultura do povo brasileiro é o resultado da miscigenação ética e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
A Pluralidade cultural é o estudo dasdiferentes culturas e deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, onde toda forma de discriminação e exclusão seja superada.


Palavras-chave: Miscigenação, Cultura, Transversalidade

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho faremos um paralelo sobre a formação da cultura brasileira e a cultura dos dias atuais. Valorizar a diversidade da cultura local, planejando junto com a escola deacordo com o PCN.
Cultura fala em relação a humanidade, ela é como um todo e, ao mesmo tempo, cada um dos povos, cada região possui particularidades e uma caminhada histórica
O ato de ensinar acriança a ler e escrever tanto ontem como hoje revela a forma de como o professor entende a criança aprende. A alfabetização não é uma realidade fora da história, por trás daquilo que se chama “saber lerescrever”.

2. Como se deu a formação da cultura brasileira, traçando um paralelo com a cultura contemporânea;

A cultura brasileira começou a partir da mistura de vários povos(indígenas, africanos e europeus).
Os índios viviam em comunidade até a chegada dos europeus. Todas as tarefas eram divididas, cada um era dono de sua própria terra e alimentos produzidos e caças. A partir da chegada doseuropeus os indígenas começaram a ser explorados pelos europeus para colonização e exploração de novas terras. E assim também a igreja católica nas primeiras expedições ao Brasil começou a civilizar os indígenas a maneira deles.
Porém com a vinda dos escravos africanos nascem as crenças afro-brasileiras, que é a integração de crenças africanas à religião católica. E nisso os africanos seafastaram do seu seio cultural e foram trazidos para o Brasil como escravos.
A partir do momento da criação da lei da princesa Izabel em que os escravos foram libertados, houve uma necessidade de mão de obra para as fazendas de café, então o governo brasileiro fez parceria com o governo da Itália e Alemanha incentivando a vinda de imigrantes assalariados ao país.
No Brasil os imigrantes Alemães eItalianos se estabeleceram e com o passar do tempo vieram imigrantes japoneses para trabalharem nas lavouras de café. Através desta mistura de povos de nações diferentes, costumes e culturas houve esta miscigenação assim formando a nossa cultura brasileira de hoje.
A nossa cultura se divide em três etapas: erudita, popular e de massa.
Cultura Erudita ela é composta por uma minoria da população e exigemuitos estudos e pesquisas. É a arte e as questões que a envolvem como a estética,(aparência).
Pode ser obtida através de leituras de livros, documentários, visitas a museus, galerias e bibliotecas.
Cultura de massa, ela faz uma globalização na vida das pessoas. Ela nasceu através de novas tecnologias e é manipulada pela indústria cultural(meios de comunicação, internet, rádio, tv, cinema,revistas, músicas, jornais).Além da tecnologia ela instiga ao consumismo, essa cultura não foca as particularidades , as heranças culturais, ela procura a uma homogeneização da cultura.
Cultura Popular, é com a maior parte da população, surge como resolução de problemas diários, é criada pelo povo e para o povo, sua construção histórica abrange crenças, modos de viver, passados de geração a geração.Cada povo produz sua própria cultura própria, diferente e peculiar.
A Contemporaneidade tem a ver com a criatividade e ela surge através da capacidade de inovação das comunidades e das pessoas, do compartilhamento de novos saberes e de uma ousada experimentação sem limites. Não podendo esquecer que também vem do conhecimento da história e do patrimônio que é essencialmente matérias do ensino e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • Miscigenação
  • miscigenacao
  • Miscigenação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!