Miscigenação no brasil

Páginas: 8 (1939 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Miscigenação
A miscigenação consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias.
No Brasil
Poucos países no mundo passaram por uma miscigenação tão intensa quanto o Brasil. Os portugueses já trouxeram para o Brasil séculos de integração genética e cultural de povos europeus, como os povos Celtas, Romano, Germânico e Lusitano. Embora os portugueses sejam basicamente uma populaçãoeuropéia, sete séculos de convivência com mouros do norte de África e com judeus deixaram um importante legado a este povo. No Brasil, uma parte substancial dos colonizadores portugueses se miscigenou com índios e africanos, em um processo muito importante para a formação do País. A esse e a outros processos somou-se o processo de imigração de muitos mais europeus. Da metade do século XIX à metade doséculo XX, a nação recebeu cerca de cinco milhões de imigrantes europeus, em sua maioria portuguesa, italiana, espanhola e alemã. Um dos resultados da soma desses processos é a atual composição da população brasileira. Em 2008, 48% da população brasileira se considera branca, 44% se identificam como parda e 7% se consideram negra.
Os índios brasileiros não apresentavam relevantes diferençasgenéticas entre si: seriam todos descendentes do primeiro grupo de caçadores asiáticos que chegaram às Américas, há 60 mil anos. Porém, culturalmente falando, os aborígenes brasileiros estavam inseridos numa diversidade de nações com línguas e costumes distintos. A chegada dos primeiros colonos portugueses, homens na maioria, culminou em relações e concubinatos com as índias. Em 4 de abril de 1755, D.José, reide Portugal, assinou decreto autorizando a miscigenação de portugueses com índios.
Os africanos trazidos e escravizados no Brasil pertenciam a um leque enorme de etnias e nações. A maior parte eram bantos, originários de Angola, Congo e Moçambique. Porém, em lugares como a Bahia, predominaram os escravizados da região da Nigéria, Daomé e Costa da Mina em alguns momentos, principalmenteno século XVIII. Alguns escravizados islâmicos eram alfabetizados em árabe e já traziam para o Brasil uma rica e variada bagagem cultural. O governo libertou os escravizados no final do século XIX, mas não lhes deu assistência social, e, por vários motivos, incluindo a necessidade de mão-de-obra e a ambição de "branquear" a população nacional, estimulou a vinda de imigrantes europeus. Havia entreos governantes do País a idéia de que se os imigrantes se casassem com pardos e negros, iriam "embranquecer" a população brasileira. A famosa pintura A Redenção de Confeita em 1895 por  Modesto Brocos y Gómez, sintetiza a idéia perante na época: através da miscigenação, os brasileiros ficariam a cada geração mais brancos.
Miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes. Desse processo,também chamado mestiçagem ou caldeamento, pode-se dizer que caracteriza a evolução do homem. Mestiço é o indivíduo nascido de pais de raças diferentes, ou seja, apresentam constituições genéticas diferentes.
Na história do Brasil, a ocorrência da mestiçagem é bastante pronunciada. Esse fato gerou uma identidade nacional singular e um povo marcadamente mestiço na aparência e na cultura.
Osancestrais indígenas do brasileiro contemporâneo caracterizavam-se mais pela diversidade do que pela homogeneidade, enquanto os portugueses provinham de um processo de caldeamento secular e variado, no qual se destacam contribuições dos fenícios, gregos, romanos, judeus, árabes, visigodos, mouros, celtas e escravos africanos. É difícil precisar a origem dos negros trazidos da África para o Brasil, mas ésabido que provieram de diferentes tribos e nações.
Ao mulato, mestiço de negro e branco, se deve toda a construção da economia litorânea no Brasil, inclusive o desenvolvimento de sua vida urbana. Ao mameluco, resultante das relações entre branco e índio, se deve a penetração para o interior e a marcha para o oeste. A partir do século XIX, acrescenta-se à miscigenação entre os primeiros grupos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • miscigenaçao no brasil
  • Miscigenação no brasil
  • MISCIGENAÇÃO NO BRASIL
  • miscigenaçao no brasil colonial
  • A IMPORTÂNCIA DA MISCIGENAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL NA ATUALIDADE
  • a importancai da miscigenaçao no processo histórico do brasil
  • A formação da Família patriarcal do Brasil, e os efeitos de sua miscigenação.
  • A miscigenação étnico-racial e sua influência na construção social do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!