miscibilidade
Susana Amanda Iamagate 1ºMódulo U
Introdução Miscibilidade é a propriedade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem entre si com maior ou menor facilidade, formando uma ou mais fases. A polaridade é um dos fatores mais importantes para a miscibilidade. Pode ser influenciada por vários fatores, como por exemplo, a proporção da mistura, polaridade, temperatura, dentre outros. Para classificar as misturas, usa-se o método da observação visual, a olho nu ou com auxílios de lentes e microscópios potentes. Quando se consegue distinguir as partes que formam a mistura, se diz que ela é heterogênea; quando não é possível distinguir as partes, se diz que ela é homogênea. Cada aspecto distinto que se observa numa mistura se chama de fase. As misturas homogêneas, portanto, tem sempre uma única fase, ou seja, são monofásicas. As heterogêneas tem sempre duas ou mais fases, ou seja, são polifásicas ( bifásicas, trifásicas, etc.).
Objetivos Esse relatório tem como objetivo promover conhecimento sobre miscibilidade, assim como diferença de polaridade e diferença entre soluções homogêneas e heterogêneas.
Materiais
- Balão Volumétrico
- Béquer de vidro
- Bagueta de Vidro
- Proveta de Vidro
- Álcool Etílico Absoluto
- Água DI
-Pisseta
-Acetato de Etila
- Etanol
Procedimento
Miscibilidade I: com o auxilio da proveta, foi medido 50 ml de álcool etílico absoluto e sendo transferido para o balão volumétrico, com o auxilio da pisseta completou-se com água DI até o menisco do balão e logo na sequencia foi agitado. Após o feito, os fenômenos foram anotados e em seguida a solução foi transferida para um béquer e reservada.
2. Miscibilidade II: Foi medido 50 ml de Acetato de Etila com o auxilio da proveta, e transferiu-se para o balão volumétrico, com o auxilio da pisseta foi completado com H2O DI ate o menisco do balão, após o feito foi agitado e em seguida reservado. 3. Agente compatibilizante: Foi transferida a mistura