Miriápoda BIOLOGIA DE INVERTEBRADOS II

1571 palavras 7 páginas
BIOLOGIA DE INVERTEBRADOS II
MIRIÁPODA (4 CLASSES)
(BRUSCA&BRUSCA)
Tagmatizaçao: cabeça e tronco homônomos (característica forte); praticamente todos os segmentos tem dois par de apêndices (pernas) com excessao dos primeiro segmento e dos dois últimos.
Tendencia que tenha um par de apêndices por segmento.
Caracteristica forte do grupo: por serem animais frágeis, alguns predadores como é o caso de lacraias, eles tem muitos mecanismos de defesa (desde defesas comportamentais até defesas químicas).
Os miriápodes por terem o corpo tagmatizado em cabeça e tronco mantem a caracteristica primitiva que ta presente nos artrópodes: a metamerização (repetição de metâmeros no corpo – cada metâmero com estruturas semelhantes). Em alguns podem estar faltando espiráculos e/ou ósculo, o que é uma adaptação para a vida na terra por diminuir as aberturas para a perda de água. Há uma tendência para que cada segmento do corpo tenha um par de gânglios (ligado ao sistema nervoso). Isso não é verdadeiro para bichos menores que são, num geral, mais simples.
Excreçao de miriápodas: um animal quando deixa a terra, déia de produzir amônia pq amônia é muito toxico e precisa de muita água para ser excretada. A excessao a essa regra está em miriápoda, pq são terrestres e a maioria secreta em amônia (algumas poucas espécies secretam em acido úrico). São indivíduos associados a habitos criptos e umidos, secretando em forma de amônia.
Quase 12 mil espécies, sendo que a maior classe são os DIPLOPODA (+- 8000 spp), seguido por NEUROPTERA.
DIPLOPODES são escavadores e possuem mais características para evitar perda de água.

CHILOPODA (Lacraias e quarenta-pernas)
Individuos achatados dorso-ventralmente. Caracterizam-se por ter uma estrutura de defesa chamada de FORCÍCULA (garras venenosas), são o primeiro par de pernas que são modificadas e estão associados à cabeça por auxiliarem na alimentação (MAS NÃO SÃO APENDICES CEFALICOS!).
Apendices cefálicos: 2 pares de maxilas funcionais, 1 par de antenas

Relacionados

  • MOLUSCOx24062012113914
    8092 palavras | 33 páginas
  • tecidos
    54817 palavras | 220 páginas
  • Documentos
    15631 palavras | 63 páginas