Mircro Kernel e Kernel Monolítico

563 palavras 3 páginas
Tiago David da Costa

O que é um Kernel?

O kernel de um sistema operacional é visto como se fosse o núcleo do mesmo. Ele representa a camada de software mais próxima ao hardware. Segundo Maxwel o kernel é o seu coração, sua mente e seu sistema nervoso. Ele é responsável exclusivamente pelo transporte das de mais baixo nível que tornam todas as outras tarefas possível. fazendo malabarismos com diversos processos que ocorrem simultâneamente, gerenciando sua memória de forma que não interfiram uns nos outros , satisfazendo suas solicitações de acesso a um disco e muito mais.

Arquitetura do Kernel

Segundo Tanenbaum, o kernel pode ser monolítico, em camadas, ou microkernel (também conhecido como modelo cliente-servidor).

Micro-kernel, ou também chamado de microkernel, é uma designação de um Sistema Operacional que possui apenas um núcleo que provê recursos mínimos necessários ao ambiente. Outras funcionalidades são oferecidas através de programas chamados servidores, que se localizam na user-space. O Micro-Kernel basicamente provê serviços como gerenciamento do espaço de memória, gerência de threads e comunicação entre os processos (IPC – Inter-Process Communication). Serviços como rede, vídeo, são considerados não essenciais, e residem no user-space. A figura abaixo representa a interação entre os softwares que são executados sobre o sistema e sua relação com o kernel.

Exemplos de micro-kernel que posso citar são o Hurd e Minix. Utilizando o mesmo conceito, surgiram outras implementações, como os nanokernels e exokernels, sendo que todos utilizam o mesmo princípio minimalista.
O paradigma do Kernel Monolítico é justamente o oposto do Micro-Kernel. A principal característica do kernel monolítico é permitir que funções como rede, vídeo e acesso a outros periféricos sejam possíveis através do kernel-space. Isso é possível através do uso de módulos. O que significa que um módulo, apesar de não estar no mesmo código do kernel, é executado no espaço

Relacionados