mipofise e hipotálamo

Páginas: 8 (1958 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Hipotálamo e Hipófise

(Ismar Araújo de Moraes e Newton da Cruz Rocha)

HIPOTÁLAMO

1 - INTRODUÇÃO

Corresponde a uma pequena área no SNC responsabilizada por fenômenos vitais dentro do organismo animal e, dada a sua importância, evolutivamente foi privilegiada pela sua localização na parte central do cérebro, protegida pela calota craniana.

É responsável pelo comando daendocrinologia em geral, exercendo sua ação direta sobre a hipófise e indireta sobre outras glândulas tais como adrenal, gônadas, tireóide, mamárias, e ainda sobre vários tecidos orgânicos (muscular, ósseo, vísceras) pois possui células sensíveis aos níveis circulantes de esteróides, glicocorticóides, T3, T4, e outros hormônios, sendo assim capaz de regular a secreção destes através de ummecanismo de feed back negativo.

Também age sobre a regulação do metabolismo em geral através dos vários centros que influenciam no sono/vigília, fome, e sede entre outras, a partir da sensibilização dos diferentes receptores que despolarizam quando da composição alterada do sangue, da temperatura, etc.



Fig. 1: Localização aproximada do Hipotálamo em mamíferos. Adaptado dewww.guia.heu.nom.br/hipotalomo.htm



2 - CONCEITO

É a parte do diencéfalo que se encontra localizada ventralmente ao tálamo e forma o assoalho do terceiro ventrículo. Inclui o quiasma óptico, túber cinéreo, corpos mamilares, eminência média e neuro-hipófise.

Apresenta como limite anterior o quiasma óptico e a lâmina lateral, e como limite posterior os corpos mamilares.

3 - DIVISÃO DO HIPOTÁLAMOAnatomicamente e funcionalmente pode ser dividido em duas porções (anterior e posterior). Cada porção por sua vez apresenta uma série de áreas e núcleos que são responsáveis por funções fisiológicas determinadas.



Fig. 2: Núcleos hipotalâmicos. Adaptado de www.connotea.org/tag/imagens



4 - REGULAÇÃO DA ADENOHIPÓFISE

Em 1905, Popa e Fielding aventaram a hipótese de uma integraçãoentre o hipotálamo e a hipófise ao descreverem uma relação vascular entre ambos. Muitos anos após, Houssay (fisiologista argentino) demonstrou que tal vascularização se dirigia do hipotálamo para a hipófise e a partir daí os estudos acabaram por demonstrar o que hoje se conhece como sistema hipotalâmico-porta-hipofisário . Tal sistema tem como finalidade conduzir certas substâncias do hipotálamopara a hipófise no sentido de controlar esta última.

Essas substâncias, até então de natureza química desconhecida, foram chamadas de Fatores de Liberação (R.F = Releasing Factor) e tinham como finalidade estimular a hipófise anterior (adeno-hipofise). Hoje se sabe que tais fatores são hormônios e podem ter caráter estimulante ou inibidor. Por essa razão passaram a ser chamados de Hormôniosde Liberação ( RH = Releasing Hormone) ou de Inibição (IH = Inhibitting Hormone), dependendo de sua ação sobre a secreção das células hipofisárias.
Os hormônios controladores da hipófise são uma forma especial de integrar os sistemas nervoso e endócrino, dando origem ao que se denominou neuroendocrinologia.



Fig. 3: Sistema porta-hipofisário. Fonte:http://psych-www.colorado.edu/~spencer/PSYC4092/

Animação 1: Interação hipotálamo-hipófise. Clique: http://trc.ucdavis.edu/biosci10v/bis10v/media/ch26/hypothalamus_pituitary.html



4.1 – FATORES E HORMÔNIOS HIPOTALÂMICOS



HORMÔNIO HIPOTALÂMICO

NOME

HORMÔNIO HIPOFISÁRIO

AÇÃO

GnRH

Hormônio Liberador de Gonadotrofina

FSH/LH

Ação sobre testículos e ovários

TRH

Hormônio Liberador deTireotrofina

TSH

Ação sobre a Tireóide

CRH

Hormônio Liberador de Corticotrofina

ACTH

Ação sobre a córtex da adrenal

GHRH

Hormônio Liberador de GH

SOMATOTROFINA

Ação sobre o metabolismo em geral

GHRIH

Horm.Inibidor da Liberação do GH





PRF

Fator Liberador de Prolactina

PROLACTINA

Ação sobre glândulas mamárias

PIF

Fator Inibidor da prolactina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipotálamo
  • hipotálamo
  • Hipotálamo
  • eixo hipotalamo
  • Hipotálamo e Hipófise
  • Hipotálamo-esquematização
  • O Hipotálamo Endocrino
  • Talamo e Hipotalamo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!