Miopia em markeitnk

1137 palavras 5 páginas
Fernando Paiva
A blog about marketing, advertising and sales.

HOME About

02/04/09 – Miopia de Marketing: Análise do texto de Theodore Levitt

O texto Miopia de Marketing, do autor Theodore Levitt, nos leva a refletir sobre a importância de se parar e pensar no negócio e em seus investimentos.

O mercado mineiro é um bom exemplo do que Theodore Levitt aborda em seu texto. Composto em sua grande maioria por estruturas familiares, algumas empresas mineiras tem seu foco totalmente voltado para vendas. Em um certo ponto isso se torna prejudicial para o negócio, uma vez que uma empresa voltada de dentro pra fora dificilmente conseguirá se estruturar para um foco de fora pra dentro, ou seja, ao invés de ter um produto e querer vendê-lo ao mercado, é a empresa ir ao mercado e adaptar seu produto à este mercado, o que poucas vezes acontece.

Empresas que perceberam a importância de sair para o mercado realizando pesquisas e adaptando seus produtos estão saindo na frente. A Inox Line, uma empresa que trabalha com produção de objetos em inox, resolveu ir ao mercado e pesquisar os hábitos de consumo de seus clientes, desde o processo de escolha até a entrega.

Eles puderam concluir que estavam perdendo boas oportunidades, uma vez que seus sistemas de informação constavam apenas informações da indústria, mas não necessariamente de seus clientes mais próximos. Com esta análise em mãos, conseguiram aumentar a linha de produtos de inox banhado a ouro, entre outras peças.

Esta postura de empresa voltada para o mercado exige uma dedicação e uma determinação muito grande por parte da cúpula. Pesquisas de comportamento do consumidor e estudos sobre hábitos de consumo, seja no ambiente industrial (B2B) ou no ambiente varejista (B2C) estas pesquisas muitas vezes nos apontam problemas que jamais conseguiríamos identificar por outros meios, somente quando a empresa estivesse registrando quedas na produção, e então a postura seria novamente

Relacionados