Minuta Para Atividades TGE

357 palavras 2 páginas
Disciplina
Teoria Geral do Estado (TGE) – 201501 - Profª. Drª. Elaini C. G. da Silva
Nome
Marisa Proprentner
Matrícula
13020402
Aula
WEBER (2000), caps. IX, Seção 8 (A instituição estatal racional e os modernos partidos políticos e parlamentos – sociologia do Estado), §§ 1-3.
Data
17/04/2015
Nas considerações do capítulo IX, a Barbárie e a Civilização são abordadas. Na verdade, nessa última fase, Engels faz uma análise da construção e dissolução da gens e a organização social, financeira, e, conjuntamente, cidadã. Engels, inclusive indica a obra de Marx, O capital, para um estudo e entendimento mais aprofundado, e complementar a Morgan, da luta de classes e das situações contraditórias que surgem com a acumulação de riquezas e terras.
Visando enriquecimento, o homem passou a produzir mais do que o necessário para sua manutenção. Passou também a trabalhar mais, na medida em que a criação de gado e agricultura se desenvolviam com extrema rapidez. Além disso, a aparição dos rebanhos e outras riquezas novas, foram responsáveis por uma revolução da família.
Sintetize-se que, “o regime gentílico já estava caduco. Foi destruído pela divisão do trabalho que dividiu a sociedade em classes, e substituído pelo Estado”. Engels conclui que: “Desde que a civilização se baseia na exploração de uma classe por outra, todo o seu desenvolvimento se opera numa constante contradição. Cada progresso na produção é ao mesmo tempo um retrocesso na condição da classe oprimida, isto é, da imensa maioria”. Insiste ele que essa situação não deve prosseguir assim. O bem de todos é mais relevante do que o de uma minoria dominante, que ocupa o topo da pirâmide social.
Que esse raciocínio da obra de Engels seja finalizado com uma consideração de Morgan, que foi conjuntamente analisado, e que resume a pretensão social das informações passadas nos pensamentos desses autores: “a democracia na administração, a fraternidade na sociedade, a igualdade de direitos e a instrução geral farão despontar a

Relacionados