Mintzberg Uma Das Mais Brilhantes Mentes Contempor Neas Em Planejamento

742 palavras 3 páginas
O autor vê claras diferenças entre o que os gerentes fazem e o que são orientados a fazer, ele acredita que a prática cotidiana exige dos gerentes um flexibilidade e agilidade nas decisões que os distancia da formação acadêmica e dos regulamentos.
Para ele os gerentes precisam lidar com um grande e diverso número de funções duante o dia de trabalho. Isso os leva a assumir diferentes papéis que se integram para alcançar o melhor resultado funcional.
Mintzberg criou 3 categorias onde enquandrou 10 papéis gerenciais:

> Papéis Interpessoais: Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização. Nesse papel os gerentes podem representar os significados de símbolo, líder ou ligação.

Símbolo: O gerente age como um símbolo e representante (relações públicas) da organização. O papel de símbolo está presente em um certo número de tarefas. Nenhuma dessas tarefas envolve significativamente o processamento de informações ou a tomada de decisões;

Líder: A liderança permeia todas as atividades do gerente. A importância da liderança envolve todas as atividades interpessoais nas quais há alguma forma de influência, seja com funcionários, clientes, fornecedores e outras pessoas;

Ligação: O papel de ligação envolve a teia de relacionamentos que o gerente deve manter, principalmente com seus pares. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer o intercâmbio de recursos e informações que lhe permitem trabalhar.

> Papéis de Informação: Os papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização e vice-versa.

Monitor: No papel de monitor, o gerente recebe ou procura obter informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente. Esse papel envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a "rádio peão";

Disseminador: O papel de monitor

Relacionados