Mintzberg - escola da configuração

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2011
Escola de Configuração - a formação de estratégia como um processo de transformação (MINTZBERG et al. 2000, p.221).
A Escola da Configuração é finalmente a reunião eclética de todos os pensamentos estratégicos, numa integração pacífica entre configuração e transformação. No caráter abrangente da Escola da Configuração, uma organização ao nascer, assume necessariamente uma configuraçãoestratégica inicial estável, por um determinado período de tempo. Depois, a depender do seu contexto, ela muda essa configuração, através de outros conjuntos estratégicos. Os períodos de estabilidade das organizações podem ser interrompidos por saltos quânticos para outra configuração. O novo processo de geração de estratégias, quando da transformação, pode ocorrer dentro de uma mistura de conceitos básicos,planejamento formal, competitividade, aprendizagem cooperativa, política, ambiente externo, cognição coletiva ou individual. É imprescindível, entretanto, que as mudanças sejam aplicadas no momento oportuno e no contexto adequado.
A escola da configuração estabelece dois lados principais e característicos, sendo um deles a “configuração” descrita como o “estado” da organização e de seu contextona qual se insere e o outro a “transformação” descrevendo o processo de geração da estratégia.
Como forma de uma melhor compreensão, Mintzberg (et al..2000, pag. 224), estabelecem as premissas da escola da configuração como uma abrangência das demais escolas, apesar de em contextos mais definidos, colocando-as da seguinte maneira:
a) na maior parte das vezes, uma organização pode ser descritaem termos de algum tipo de configuração estável de suas características: para um período distinguível de tempo, ela adota uma determinada forma de estrutura adequada a um determinado tipo de contexto, o que faz com que ela se engaje em determinados comportamentos que dão origem a um determinado conjunto de estratégias.
b) Esses períodos de estabilidade são ocasionalmente interrompidos por algumprocesso de transformação – um salto quântico para outra configuração.
c) Esses estados sucessivos de configuração e períodos de transformação podem se ordenar ao longo do tempo em sequências padronizadas, por exemplo, descrevendo ciclos de vida das organizações.
d) Portanto a chave para a administração estratégica é sustentar a estabilidade ou, no mínimo, mudanças estratégicas adaptáveis amaior parte do tempo, mas reconhecer periodicamente a necessidade de transformação e ser capaz de gerenciar esse processo de ruptura sem destruir a organização.
e) Assim sendo, o processo de geração de estratégia pode ser de concepção conceitual ou planejamento formal, análise sistemática ou visão estratégica, aprendizado cooperativo ou politicagem competitiva, focalizando cognição individual,socialização coletiva ou a simples resposta às forças do ambiente; mas cada um deve ser encontrado em seu próprio tempo e contexto. Em outras palavras, as próprias escolas de pensamento sobre formação de estratégia, representam configurações particulares.
f) As estratégias resultantes assumem a forma de planos ou padrões, posições ou perspectivas ou meio de iludir; porém, mais uma vez, cada um háseu tempo e adequado à sua situação.

Esses processos de mudanças bruscas, “processos de ruptura”, na escola da configuração são denominadas de “mudanças quânticas” (MINTZBERG et al. 2000, p.230), e estão diretamente relacionadas aos ambientes internos e externos.

Consideram, no entanto, que as transformações estratégicas ocorrem apenas quando mudanças quânticas, ou mudanças drásticas nosambientes, ocorrem forçando as empresas a abandonarem sua configuração estável, e se transformar até chegar a uma nova configuração e estabilidade. Daí a relevância do acompanhamento e análise ambiental.
Os estudos que fundamentaram a Escola da Configuração foram feitos naFaculdade de Administração da McGillUniversity, no início dos anos 70, dirigidos por PradipKhandwalla que, em sua tese de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola da configuração
  • Escola de configuração
  • ESCOLA DE CONFIGURAÇÃO
  • Escola de Configuração
  • Escola do Poder
  • Mintzberg
  • Resumo da escola de configuração-safari
  • Escola de configuração: a formação de estratégia como processo de transformação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!