Miniprojeto interdisciplinar as tic formando leitores através dos gêneros narrativoss

3040 palavras 13 páginas
CURSO: ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ÁREA: LINGUAGENS / ETAPA: 2
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
MÓDULO: 4

MINIPROJETO
AS TIC FORMANDO LEITORES ATRAVÉS DOS GÊNEROS NARRATIVOS

Projeto solicitado no curso de Práticas Pedagógicas – na área de Língua Portuguesa –, pela tutora Carla Tereza Rocha Pessoa Dantas e produzido pela Equipe A, constituída por Adriana da Conceição Santos, Alba Resende de Santana Pereira, Alexandre Itaraci Santos Nascimento, Ana Cristian Dourado Lima, Ana Isabel Duarte Machado e Aurélia Silva.

O projeto As TIC formando leitores através dos gêneros narrativos propõe aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, fazendo uso efetivamente pedagógico das TIC, contemplando primordialmente aqueles com maior déficit de alfabetização.

Abril / 2013

DESCRIÇÃO

Este projeto destina-se a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 11 e 13 anos. A escolha desta faixa etária e nível de ensino se deu por termos observado que, nesta fase de ensino, Ainda há aqueles não alfabetizados, demonstrando grande dificuldade em ler e produzir textos. Percebe-se também o gosto destes alunos por leituras de textos de gêneros mais atuais, como: blogs, MSN, e-mail, sites da internet, curiosidades diversas, músicas, etc., bem como maior interesse pelo tipo narrativo, o que nos levou a instigar nestes alunos a leitura e a escrita de diversos gêneros narrativos utilizando como ferramenta primordial as Tecnologias de Informação e Comunicação.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO As atividades do referido miniprojeto deverão ser desenvolvidas dentro de um mês, na segunda unidade.
|Período |Atividades |
|1ª Semana |Sensibilização, exibição e análise de filme, oficinas de leituras (Língua

Relacionados