mininges

465 palavras 2 páginas
4 - Quais são as meninges e qual a importância do líquor e da vascularização do Sistema Nervoso Central, bem como, quais são os nervos cranianos e espinhais?
R: São a dura-máter, a aracnóide e a pia-máter. A sua importância no líquor tem suas funções mais importantes que é proteger o sistema nervoso central, agindo com um amortecedor de choques.
Nervos Cranianos são doze(12) pares de nervos que fazem conexão com o encéfalo. Na maioria deles dez(10) origina-se do tronco encefálico. Além do seu nome os nervos cranianos são também denominados por números em sequência crânio-caudal.
Nervos Espinhais são 31 pares de nervos espinhais, mantém conexão com a medula e abandona a coluna vertebral através de formas intervertebrais, como já foi visto. Ora, a coluna pode ser dividida em porções cervical, torácica e lombar.

A relação abaixo apresente o nome e o número correspondente a cada um dos pares crânios:
I - O Nervo Olfatório: É puramente sensitivo e ligado a olfação, como o nome indica, iniciando-se em terminações nervosas situadas nas mucosas nasal.
II - O Nervo Óptico: Também sensitivo, origina-se na retina e esta relacionado com a percepção visual.
III - Os Nervos Óculomotor, Troclear e Abducente: Inervam músculos que movimentam o olho, sendo que o III par é também responsável pela inervação de músculos chamados intrínsecos do olho, como o músculo esfíncter da íris (que fecha a pupila) e o músculo ciliar (que controla a forma da lente).
V - O Nervo Trigêmeo: É predominantemente sensitivo, sendo responsável pela sensibilidade somática de quase toda a cabeça. Um pequeno contingente de fibras é motor, inervando a musculatura mastigatória, isto é, músculos que movimentam a mandíbula.
VII e IX Os Nervos Fácial, Glossofaríngeo: São altamente complexos no que se refere aos componentes funcionais, estando relacionados a sensibilidade gustativa e de vísceras, além de inervar glândulas, musculatura lisa e esquelética
X - O Nervo Vago: É um dos nervos

Relacionados

  • ANATOMIA TOPOGRAFICA ANIMAIS DOMESTICOS
    2382 palavras | 10 páginas
  • Sistema Nervoso
    3824 palavras | 16 páginas