Minimundo Q Sereia

930 palavras 4 páginas
Mini-Mundo:
Sistema de Controle da Peixaria Q-Sereia

A peixaria Q-Sereia teve suas vendas aumentadas substancialmente quando passou a fornecer pescado limpo para grandes restaurantes de frutos do mar no Rio de
Janeiro. Há algum tempo resolveu entrar no ramo da pesca, adquirindo algumas traineiras e, eventualmente, comprando a produção de embarcações de terceiros. O Sr.
Manoel, proprietário da peixaria, procurou nossa empresa, a CCE-S - Cooperativa de
Competentes

Engenheiros

de

Software,

com

a

finalidade

de

contratar

o

desenvolvimento de um sistema computadorizado para o controle de suas operações.
Inicialmente é necessário desenvolvermos o sistema de controle da produção e vendas SCPV, conforme descrevemos abaixo.
É necessário que o SCPV armazene a matrícula na Capitania dos Portos e a capacidade em toneladas de qualquer embarcação. Para as embarcações próprias, é necessário que o sistema armazene, também, a capacidade em litros do tanque de diesel, além do status da mesma (situações possíveis são descritas ao final). Para as embarcações de 3os., apenas uma referência à empresa proprietária é necessária (existe um cadastro de empresas terceiras mantido pelo Sistema de Contas a Pagar que é consultado no cadastramento de uma nova embarcação de terceiros).
Embarcações (quaisquer) saem em missões de pesca para as quais são necessários os registros da data de saída, data prevista de chegada, data da efetiva chegada de volta ao porto. Os registros de suas produções são feitos no sistema pelo
Auxiliar Administrativo quando as embarcações voltam de suas missões, sendo compostos de itens de produção (zero ou mais), dos quais constam a espécie de pescado e o peso bruto. As espécies são cadastradas no SCPVatravés de seus nomes populares.
Do cadastro de espécies constam, também, o percentual estimado de perda, os preços por quilo bruto e limpo de cada espécie.
O Capitão possui um número de registro de habilitação na Capitania. Também como parte do cadastramento de

Relacionados