MiniData Mining

2309 palavras 10 páginas
1. Introdução

O ambiente organizacional está cada vez mais corrente, e isso exige que as organizações tomem decisões de forma rápida e eficiente. O conhecimento é um bem importante para que uma organização consiga sobreviver nesse ambiente tão turbulento no qual está inserida. Esse conhecimento é construído a partir de dados e informações coletados e processadas. Para que o conhecimento seja descoberto, torna-se necessário à aplicação de técnicas e ferramentas que agilizem o processo de extração de informações relevantes de grandes volumes de dados. Umas dessas técnicas que podem ser aplicadas é o processo de mineração de dados (Data Mining). Este trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa sobre Data Mining, a fim de analisar e entender essa ferramenta tão necessária para a gestão do conhecimento.
Desde que a informática passou a fazer parte do cotidiano das empresas, imensos volumes de dados têm sido sistematicamente coletados e armazenados. Mas, estes precisam ser transformados em informação para se tornar útil às organizações. Ou seja, é preciso transformar dados armazenados em informação para que esta possa ajudar a melhorar procedimentos, detectar tendências e características disfarçadas, e até prevenir ou reagir a um evento que ainda está por vir.
E essas informações, devem ser transformadas em conhecimento. Afinal, muitas vezes, más decisões são definidas, não pela inexistência de dados e informações e, sim, pela falta de transformações desses em conhecimento e/ou porque esses não estavam disponíveis no tempo e lugares certos para serem utilizados. Dessa forma, pode-se perceber que para sobreviver, atualmente, as organizações precisam aprender a diferenciar seus produtos e serviços através do conhecimento (CARVALHO, 2000).
Para que o conhecimento seja descoberto, torna-se necessário à aplicação de técnicas e ferramentas que agilizem o processo de extração de informações relevantes de grandes volumes de dados. Umas dessas técnicas que podem ser

Relacionados