mini onu

Páginas: 11 (2506 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
REGRAS OFICIAIS DE PROCEDIMENTO


REGRAS GERAIS


1. DELEGAÇÕES: Cada país será representado por um delegado em cada um dos comitês tendo direito à voz e ao voto.
 
3. DEVERES GERAIS DOS DELEGADOS: Cada delegado tem o dever de respeitar as decisões do Diretor de seu Comitê, obter permissão antes de falar, salvaguardar e advogar os interesses de sua nação, atuar de forma cordial erespeitosa com os demais delegados e participantes da sessão, e agir de acordo com a Carta das Nações Unidas e demais documentos universais pertinentes, como a Declaração Universal dos Direitos do Homem. O uso de linguajar não apropriado, como gírias e expressões de baixo calão, será observado pela Direção, podendo o delegado que cometer ação indecorosa ser advertido pela ação.
 
4. DEVERES GERAIS DOSDIRETORES DE COMITÊ: De forma a exercer os poderes conferidos a eles através dessas regras, os Diretores de Comitê devem declarar o início e o encerramento de cada sessão, dirigir o debate, assegurar a observância das regras, conceder o direito de fala, colocar questões para serem votadas e anunciar as decisões. Os Diretores devem manter a ordem dentro da sessão. Poderão, no decorrer dadiscussão, propor aos delegados limites no que respeita ao tempo dos discursos e ao número de vezes que cada delegado poderá discursar. Eles também podem propor o encerramento do debate ou o adiamento de uma sessão . Deverão ter PLENA AUTORIDADE em suas decisões, podendo agir, ainda que contrariando alguma das regras estabelecidas, se para um melhor funcionamento dos debates. Suas decisões são inapeláveis. 
 
REGRAS REFERENTES À CONDUÇÃO DO DEBATE
 
 
5. LISTA DE DISCURSOS: Durante as discussões dos tópicos, uma lista de discursos estará permanentemente aberta para que os delegados interessados se inscrevam para poder dirigir a palavra ao seu Comitê. A lista de discursos é a base de todo o debate e só será sobreposta nos casos de introdução de projetos de resolução de também se houvernecessidade da abertura de listas de discursos em separado, para a discussão de questões procedimentais e emendas. Para se inscrever na lista de discursos, os delegados devem fazer contato com os Diretores, que deverão divulgar os países que estão nela inscritos.
 
6. CESSÃO DE TEMPO: O delegado que tenha sido reconhecido pelo Diretor para dirigir a palavra aos demais delegados poderá ceder seu tempode fala remanescente para o Diretor, para outro delegado, para perguntas ou para comentários. No caso de cessão de tempo ao Diretor, deve-se conceder a palavra à delegação subseqüente na lista de discursos. Se a cessão de tempo for a outro delegado, este terá o tempo remanescente de discurso para fazer as suas considerações. Em caso de cessão para perguntas, o tempo remanescente deverá ser contadoapenas para a resposta – o formulador da pergunta terá 30 segundos para concluí-la. Não serão permitidas duas ou mais cessões de tempo durante um discurso apenas. O tempo remanescente mínimo para uma cessão será de 20 segundos. Não havendo menção expressa de qualquer destinatário quando um delegado terminar o seu discurso e ainda houver tempo restando, presume-se a cessão do tempo ao Diretor.
 7. QUESTÃO DE ORDEM: A questão de ordem é relativa à observância e manutenção das regras de procedimento da sessão e pode ser levantada por qualquer delegado, sem que interrompa o discurso de outro. A questão de ordem deverá ser imediatamente decidida pelo Diretor, que poderá desconsiderá-la se o delegado proponente não houver mostrado moderação e decoro no uso desse direito, ou se a questão forinapropriada em sua natureza.
 
8. QUESTÃO DE DÚVIDA: Este tipo de questão pode ser requerido quando um delegado necessitar de alguma informação, substantiva ou procedimental, pertinente ao andamento do debate.
 
9. QUESTÃO DE PRIVILÉGIO PESSOAL: Durante a discussão de qualquer matéria, um delegado poderá levantar uma questão de privilégio pessoal, que deverá ser imediatamente julgada pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ducumento Para A Mini ONU
  • Manual Mini ONU
  • DPO
  • A onu
  • A Onu
  • A ONU
  • ONU
  • Mini

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!