MINI-IMPLANTES NA ORTODONTIA: INTRODUÇÃO A TÉCNICAS DE INSTALAÇÃO E APLICAÇÕES MECÂNICAS

8837 palavras 36 páginas
1 – INTRODUÇÃO
A realização da mecânica ortodôntica, essencialmente, deve ser feita de maneira fisiológica, a fim de que não ocorram danos ao periodonto. Para tanto, é primordial o conhecimento das alterações biológicas que ocorrem nesse periodonto. Outro ponto importante é, sem dúvida, o estabelecimento de um bom sistema de ancoragem. Uma vez determinado tal sistema e estando o diagnóstico e planejamento bem elaborados, o sucesso do tratamento ortodôntico será previsível (LACERDA, 2010).
A ancoragem pode ser definida como a resistência que um ou mais elementos dentários oferecem à movimentação quando submetidos à aplicação de uma força de pressão ou tração (VIGORITO, 1986). De modo geral, são os próprios dentes os responsáveis pela ancoragem de outros dentes. A finalidade da ancoragem é evitar o deslocamento dos dentes que suportam as forças e promover o movimento de outro dente ou grupos de dentes para as posições desejadas (LACERDA, 2010). Os sistemas de ancoragem ortodônticos tradicionalmente utilizados são: aparelhos intrabucais como o arco lingual, o botão de Nance, a barra palatina, a placa lábio ativa, elásticos intermaxilares, além dos aparelhos extrabucais e a inclusão de um maior número de dentes na unidade de ancoragem. Além disso, alternativas como a utilização de dentes decíduos anquilosados ou dentes com indicação de extração terapêutica podem ser utilizados como sistemas de ancoragem (ARAUJO et al., 2006; MELO et al., 2007; MARASSI, 2008). Entretanto, diversos fatores como a necessidade de colaboração do paciente e as perdas dentárias múltiplas, principalmente em pacientes adultos, dificultam a obtenção de ancoragem absoluta (LACERDA, 2010).
Com o advento da ancoragem esquelética, pode-se dizer que a Ortodontia se revolucionou, pois através de uma técnica simples é possível obter uma ancoragem absoluta e a realização de movimentos que antes eram considerados complexos ou impossíveis de serem realizados com outros recursos, tais como a intrusão

Relacionados