Mini Artigo

Páginas: 6 (1487 palavras) Publicado: 16 de março de 2015
Introdução
As manifestações que têm tomaram conta das ruas do país nos últimos meses nos remetem à lembrança de alguns movimentos populares ocorridos no Brasil . Entre janeiro e abril de 1984, grandes comícios foram realizados no país pedindo a volta das eleições diretas para presidente, abolidas desde 1964. Os dois maiores foram em abril: na Candelária, no Rio, cerca de 1 milhão de pessoas sereuniram no dia 10; no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, o número estimado chegou a 1,5 milhão, no dia 16 movimento conhecido como Diretas Já . Um outro movimento de grande escala popular que completa 20 anos foi o Impeachment de Collor baseada em denúncias de corrupção que atingiam o presidente Fernando Collor na imprensa em 1992. Passeatas ocorreram em vários estados para exigir o impeachmentde Collor, ou seja, seu afastamento da presidência. Uma das principais passeatas ocorreu em São Paulo, no dia 18 de setembro, reunindo cerca de 750 mil pessoas. A mobilização agora começa pelo estado de São Paulo, e que teve como estopim o aumento de 20 centavos no preço das passagens de ônibus — de R$ 3,00 para R$ 3,20 . Mais não só o aumento no transporte publico que fez com que “ O Gigante“ acordasse da inflação do tomate à queda no crescimento econômico , da corrupção à PEC 37 de Feliciano aos gastos com os estádios da Copa. Tudo , enfim , levou o povo para as ruas do nosso Brasil .

Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens aCruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, comintervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais as quais conhecemos como Jornadas Mundial da Juventude .








Manifestações populares
Manifestações populares são manifestos feitos pelo próprio povo que têm por objetivo dar voz aos seus anseios e preocupações , que em um certo momento se vêm privados de se fazer ouvir pelo poder. Em muito asmanifestações servem para alertar o poder vigente do pensamento popular, e para corrigir atos impopulares.
Os primeiros manifestos ocorreu na cidade de São Paulo e tudo começou por conta do aumento das tarifas de ônibus e em prol de um transporte público de qualidade, o movimentou mudou, cresceu e os manifestantes tomaram as ruas do pais e por diversas razoes eram cidadãos que protestam por umsistema de saúde de qualidade, por educação, pelo respeito aos direitos humanos, contra os altos gastos destinados às Copa das Confederações e do Mundo, contra a PEC 37 ou contra a corrupção.
São Paulo , Rio de Janeiro , Salvador e Vitoria da Conquista foram as principais cidades em busca de qualidade de vida e respeito pelos cidadãos assim como todo o Brasil . Em Salvador pôde se observa cartazes commuitos pedidos diferentes, além de rostos pintados, adesivos na camisa, bandeiras e diversos gritos de guerra. Desde a concentração no Campo Grande, às 14h, até a  caminhada  em direção à Arena Fonte Nova, o que chamava atenção era a diversidade de militantes apartidários protestando por um Brasil melhor para todos. Em São Paulo O aumento das passagens foi o estopim, mas à medida que as ruasforam ficando cheias, elas também se tornaram um caldeirão de reivindicações e de protestos. No Rio de Janeiro um dos principais pedidos foi o afastamento do seu governado  Sérgio Cabral (PMDB) , alem de , qualidade na saúde e educação . Em Vitoria da conquista cerca de 5 mil pessoas foram para ruas em apoio às ações em São Paulo e em outras cidades do Brasil,eles exigem melhoria no aparato da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mini artigo
  • Mini artigo
  • Mini Artigo
  • Mini artigo ''Barriga de Aluguel''
  • MODELO MINI ARTIGO 5
  • MINI ARTIGO CANCER DE MAMA
  • DIFICULDADES NA ESCRITA MINI ARTIGO
  • Mini artigo científico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!