MINI ARTIGO CANCER DE MAMA

Páginas: 5 (1227 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
(Coloque aqui o nome de sua universidade)


















MINI ARTIGO



























2014CÂNCER DE MAMA
Portal São Francisco e Daniella de Caprio

O câncer de mama quando descoberto em sua fase inicial através do autoexame, facilita o diagnóstico e tratamento. A doença forma-se devido a uma multiplicação rápida dascélulas que crescem de forma desordenada, acarretando na má formação dos tecidos, formando o que chamamos de tumor. O tumor pode ser classificado em Carcinoma, que se domina maligno, e Sarcoma, que é o benigno. Os sintomas são: aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama, mudanças de tamanho, alteração da coloração ou sensibilidade da mama lauréola, retração da pele da mama ou mamilo, inchaço oudistorção da pele, entre outros. A área da mastologia traz grande apoio para o tratamento e recuperação das portadoras do câncer.

Palavra-chave: doença, câncer, mama, Carcinoma, Sarcoma.

INTRODUÇÃO

O câncer de mama, é uma das maiores doenças que atinge a população feminina, de uma faixa etária não muito curta. O diagnóstico precoce da doença é o um facilitador na cura do câncer,porém é necessário que alguns cuidados sejam tomados, para que isso seja prevenido de forma breve e não muito dolorosa, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Auto exames é uma das formas de identificar a presença de nódulos nos seios que é o principal indicador de que há presença da doença. Porém não é sempre que todo nódulo seja maligno muitas vezes o câncer se manifesta de forma benigna, sendoassim a perca do seio não seja necessária, ou em casos mais extremos a retirada da mama é necessária, mas os autos recursos e investimentos da área de Mastologia cuidam da saúde da mulher antes e depois do câncer, podendo haver a reconstrução da mama por inteiro, por meio de próteses.
O apoio de familiares é essencial em momentos como este, o emocional é a área mais atingida da mulher, poissente que assim está muitas vezes se tornando menos feminina, quando isso realmente é algo que não atinge sua força e capacidade de superar esta fase. Seu físico é o que mais muda, por isso a compreensão e apoio é fundamental para superação do câncer.
DESENVOLVIMENTO

O que é Câncer de Mama?

O corpo do ser humano é forma por bilhões de células que se reproduzem a todo instante por meio dadivisão celular. Este é o processo controlado e ordenado pelo qual nosso corpo regenera seus tecidos e órgãos de forma saudável.
Quando a produção de células, torna-se muito mais rápida do que o seu funcionamento normal e a produção é aleatória e desordenada, ocorre um crescimento desequilibrado dos tecidos do corpo, dando origem ao que conhecemos como tumor.

Quais os sintomas?Aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou embaixo do braço
Mudança no tamanho ou no formado da mama
Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da auréola
Secreção contínua por um dos ductos
Retração da pele da mama ou do mamilo (papila)
Inchaço significativo ou distorção da pele.

Quando a mulher faz o autoexame e sente a presença de algum nódulo ou alguns dessessintomas iniciais é essencial que seja feita uma consulta médica para esclarecer duvidas, e ter certeza do que pode estar acontecendo em seu corpo. Por isso o autoexame é uma forma simples e pratica da mulher sentir como anda sua saúde mamaria, pois dessa forma o diagnostico é mais rápido é aumenta as chances de cura de um possível câncer que esteja se desenvolvendo, pois diferente de outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARTIGO CANCER DE MAMA
  • artigo cancer de mama
  • Artigo sobre cancer de mama
  • artigo cancer de mama
  • artigo cancer de mama traduzido de portugues para ingles
  • Cancêr de mama
  • cancer de mama
  • Cancer de mama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!