Minharesenhanovell

1687 palavras 7 páginas
Faculdade Estácio
Elissandro Oliveira de Moraes
Curso: Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Ambiente Novell

RESENHA – AMBIENTE NOVELL

Macapá
10/04/2015

Histórico
A Empresa surgiu por volta de 1979 com o nome de Novell Data System Inc. como fabricante de computadores e sistemas operacionais, nesse periodo criou varios computadores baseados no z-80 (microprocessador de 8 bits). Logo em janeiro de 1983, Raymomd J. Noorda e Safeguard Scientific, atribuiram as Siglas NDSI à marca Novell para designar à empresa como fabricante de software e hardware para redes de computadores. Noorda era um engenheiro que trabalhava na empresa, e comecou a almejar aos cargos ate atingir a presidencia desta,sob sua administracao a Novell cresceu e se tornou uma das mais importantes empresas de tecnologia.
Já em 1983, a Novell inova lancando sua primeira versao Netware Lan baseado na arquitetura Cliente/servidor conseguindo muito sucesso por sua estabilidade,rapidez e confiabilidade . Ao longo do periodo a novell so veio aprimorando suas versoes conforme as necessidades para torna-lo um sistema completo como banco de dados correios eletronico e internet e assim substituindo de forma progressiva os programas LAN para WAN.
Depois de muitas alteracoes sempre buscando um maior rendimento e confiabilidade do netware a versao 4.0 foi feita para converter um ambiente multiusuario em um so sistema assim comeca a lidera o mercado de usuarios.
Porem, nos anos 1990 a microsoft veio aparecendo com algumas inovacoes de rede implantada no sistema operacional Microsoft Windows NT diminuindo o monopolio da Empresa Novell, a medida que ia perdendo seu espaco Noorda resolveu entregar o cargo e parti de 1996 a empresa tentou migrar para produtos relacionados com a internet, deixando o protocolo de rede proprietario IPX/SPX a favor do ip nativo TCP/IP. Pois essa mudanca foi rapida quando Eric Schmidt, ex-chefe tecnológico da Sun Microsystems se tornou CEO em 1997

Relacionados