MinhaMono

3702 palavras 15 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA
NATALIA CRISTINA CAMARGO ALVES

ESTUDO DE CASO DO GRUPO API
O uso do endomarketing como fator de sucesso estratégico da empresa API.

Porto Alegre

2

TEMA O endomarketing tem sido uma das principais ferramentas de gestão utilizadas pelas empresas que buscam soluções eficazes para alinhar seus colaboradores à sua estratégia. Segundo Bekin 2004, o endomarketing é um poderoso conjunto de ferramentas, sendo o processo ideal para lançar, apoiar e integrar processos de fusões e aquisições, engajar e obter adesão a programas internos de qualidade de atendimento, programas de produtividade, entre outros, garantindo excelência de serviços percibidos pelos clientes externos e parceiros.
Com a face da empatia, busca compreender anseios e necessidades do publico interno de forma a tê­los fiéis e engajados com a empresa. Este trabalho abordará o endomarketing e a comunicação interna na busca de melhores resultados de produtividade e baixos índices de rotatividade.

3

1.1

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O uso do endomarmaketing como ferramenta estratégica. Analise dos resultados das ações implantadas pelo grupo API no ano de 2014.

4

2

PROBLEMA DE PESQUISA Os funcionários “constituem o primeiro mercado para a organização.”

(PONCE, 1995, p. 376). Toda empresa que pretende conquistar o mercado, lançar um novo produto ou até mesmo fazer a manutenção de sua marca recorre ao
Marketing. Desempenha­se a conhecer o cliente suas necessidades, desejos e demandas. Se os funcionários são o primeiro mercado para a empresa, não seria estratégico utilizar as mesmas ferramentas de marketing, porém aplicadas internamente? Desta forma torna­se necessário reorganizar a visão

Relacionados