Minha prova de bacharel em teologia

Páginas: 27 (6537 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
CONSELHO DE MINISTROS EVANGÉLICOS MUNDIAL
DEPARTAMENTO ACADÊMICO
CURSO BACHARELADO EM TEOLOGIA
NOME DO ALUNO: JOSENILSON DA SILVA BERNARDO

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS


1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto Histórico ou panorama bíblico. (Panorama Bíblico).

R: Trata-se de uma figura de linguagem utilizada para descrever aquelas pessoas que seapegam às questões pequenas, mas deixam passar as grandes. Por exemplo, há igrejas que se preocupam demasiadamente com o vestuário dos seus membros, mas não demonstram o mesmo zelo em relação ao seu comportamento ético (adultério, calote, fofoca, vícios, etc.)

2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no Pentateuco. (Pentateuco).

R: O nome Pentateuco vem da Versão grega queremonta ao século III antes de Cristo. Significa: "O livro em cinco volumes." Os judeus lhe chamavam "A lei" ou "A lei de Moisés", porque a legislação de Moisés constitui parte importante do Pentateuco.
Autor: Embora não se afirme no próprio Pentateuco que este haja sido escrito por Moisés em sua totalidade, outros livros do Antigo Testamento citam-no como obra dele. (Josué 1:7-8; 23:6; I Reis2:3; II Reis 14:6; Esdras 3:2; 6:18; Neemias 8:1; Daniel 9:11-13.) Certas partes muito importantes do Pentateuco são atribuídas a ele (Êxodo 17:14; Deuteronômio 31:24-26). O escritores do Novo Testamento estão de pleno acordo com os do Antigo. Falam dos cinco livros em geral como "a lei de Moisés" (Atos 13:39; 15:5; Hebreus 10:28). Para eles, "ler Moisés" equivale a ler o Pentateuco (ver IICoríntios 3:15: "E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles"). Finalmente, as palavras do próprio Jesus dão testemunho de que Moisés é o autor: "Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele" (João 5:46; ver também Mateus 8:4; 19:8; Marcos 7:10; Lucas 16:31; 24:27, 44).

3. Qual, a seu modo de ver, deveria ser a melhor maneira de fazer umapelo final num sermão. (Homilética).

R: O apelo não deve ser forçado ou prolongado, mas simples, discreto e não ofensivo.
Explicar ao ouvinte como aceitar a salvação, de modo que ele entenda como ser salvo.

4. De que maneira se diz que a Igreja é a Instituição sobre a terra a qual Jesus mais ama? Efésios 5:25 até 27. Comente com suas palavras. ( História da Igreja).

R: A Igreja deJesus Cristo é descrita, na Bíblia, de muitas formas. Destacamos duas: noiva e mulher ou esposa. O texto bíblico não deixa dúvida: A noiva e futura esposa de Cristo não é uma mulher perfeita. Ela tem muitos problemas: é cheia de máculas, rugas e defeitos. Exatamente por não ter sido contaminado pelo pecado, o Senhor Jesus Cristo é o padrão de noivo e de marido. Como noivo e futuro marido, ele sabedos problemas de sua noiva e futura esposa. Ele a ama incondicionalmente! Ele a quer com todos os seus defeitos. Contudo, recusa-se a deixá-la como está. Para isso, pagou, na cruz, um altíssimo preço para santificá-la, purificá-la e lavá-la, a fim de apresentar a si mesmo igreja gloriosa, santa e sem defeito (Ef 5:27).

5. Em Is 53:2 diz: "... não tinha parecer nem formosura; e, olhando nóspara ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos". Explique este texto sobre a “beleza” do Messias nesta passagem. (Profetas Maiores.)

R: Ele era uma pessoa normal como as demais, porém com uma grande diferença: era perfeito em Seu caráter. Muitos pintam quadros de um Jesus semelhante a um galã de televisão, mas a profecia já mostrava que o Messias seria uma pessoa normal, igual aqualquer outra. Não havia nenhuma beleza especial no corpo de Jesus. Ele era tão parecido fisicamente com os demais que, no momento que Judas negociava o preço da traição, deu a seguinte idéia: “Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o e levai-o com segurança” (Marcos 14:44). Ou seja, Ele era muito parecido com as pessoas de Sua época.

6. Qual é o sentido correto da palavra “soter” – Qual é seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prova de conhecimentos gerais bacharel em teologia instituto gamaliel
  • Bacharel em teologia
  • Bacharel em Teologia
  • Bacharel Teologia
  • BACHAREL EM TEOLOGIA
  • Bacharel em teologia
  • Bacharel Teologia
  • BACHAREL TEOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!