Minha casa

Páginas: 6 (1318 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
1. Introdução
Devido a grande necessidade de se obter matérias leves, resistente e de boa utilidade foram criados os compósitos, pois são matérias formadas por dois ou mais constituintes que apresentam propriedades distintas de seus componentes separadamente. O compósito é um material feito aparte de uma fase uma fase continua (matriz) e por uma fase dispersa, suas características é rigidez,resistência mecânica, peso, desempenho em altas temperaturas, resistência à corrosão, dureza ou condutividade. Existem vários tipos e formas de serem constituídos os compósitos, como Compósitos com Partículas Grandes que são os concretos e concreto armado, os Formados por dispersão, os com matrizes poliméricas, metálicas, cerâmicas carbono-carbono e os híbridos.
2. Matriz
2.1 Compósitos de MatrizPolimérica
Os compósitos de matriz polimérica consistem em uma resina polimérica como a fase matriz, e com fibras como o meio de reforço, podem ser os reforçados com fibra de vidro, fibra de carbono fibras aramidas.
2.2.1 Compósitos Poliméricos Reforçados com Fibra de Vidro
Os compósito reforçado com fibra de vidro, são compósitos projetados para reforçar, recuperar e substituir estruturas, nasua fabricação é utiliza uma a rezina poliéster como matriz e a fibra de vidro continua ou descontinua como reforço, eles unidos apresentam uma propriedade mecânica de resistência a tração e compressão muito maior do que separadas. Mais dessa forma existem várias limitações para esse grupo de material, pois não são muitos rígidos para algumas aplicações como elementos estruturais para aviões epontes.
2.2.2 Compósitos Poliméricos Reforçados com Fibra de Carbono
Nos compósitos reforçados com fibra de carbono, são compósitos avançados, de alto desempenho, sendo um dos mais avançados com matriz polimérica, pois tem maiores módulos especifico e resistência especifica, retêm elevados módulos de resistência a tração e compressão em altas temperaturas. Na sua fabricação é utilizado a resinaepóxi e a fibra de carbono continua ou descontinua como reforço, esses compósitos vem sendo empregados como equipamentos esportivos, em carcaças de motores a jato, vasos de pressão.



2.3 Compósitos com Matriz Metálica
Os compósitos com matriz metálica tem grande aplicabilidade na indústria, pois propriedades diferenciadas são resultado da interação da matriz metálica com o material de reforçomecânico, conferindo ao material características diferentes das apresentados pelos materiais usados isoladamente em sua composição. Sua fabricação é utiliza um compósitos de matriz metálica a partir de liga metálica no estado sólido sob diferentes formas, alternativamente à metalurgia do pó, e de partículas de reforço maciças ou porosas, por meio da sinterização, pois dessa forma pode fabricarutilizando baixas temperaturas e gastando pouca energia, assim havendo uma distribuição não homogênea ou problemas de retenção das partículas de reforço pela liga.

2.4 Compósitos com Matriz Cerâmica
Os Materiais cerâmicos são inerentemente resistentes à oxidação e deterioração em temperaturas elevadas, se esses materiais não fossem frágeis, eles poderiam ser bastantes candidatos na sua utilizaçãoem altas temperaturas e sob tenções severas, em componentes de motores de automóveis e turbinas. Está sendo utilizado algumas técnicas para o aumento da tenacidades dos matérias cerâmicos, para diminuir a aumentos de trincas nas cerâmicas, é colocado pequenas partículas de zircônia no interior da matriz, frequentemente de Al2O3, ou pela sinterização.
2.5 Compósitos Carbono-Carbono
O carbono éum dos materiais mais avançados na engenharia, o compósito carbono-carbono consistem em um material formado de uma matriz carbono reforçado com fibras de carbono, esse tido de material é relativamente novo e caros, dessa formar não são muitos utilizados extensivamente. São bastantes resistentes a tração em temperaturas ambientes e altas temperaturas, alta tenacidade a fraturas, eles tem baixo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • De casa em casa
  • Casas e casas
  • casa
  • casa
  • casa
  • Casa
  • Casa
  • Casa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!