Mineração de dados Mutimídia

301 palavras 2 páginas
Mineração de Dados Multimídia – Vídeo

O avanço tecnológico na aquisição e armazenamento de multimídia resultou em um crescimento enorme em bancos de dados e nescessitamos cada vez mais de aplicações Data mining para a extração de conhecimento implícito nelas. No entanto existem dados mais complexos e não estruturados, que são mais difíceis de serem manipulados e estudados. Um exemplo disso são os vídeos.

Hoje em dia as pessoas têm acesso a quantidades gigantescas de vídeo provindas da televisão e internet, portanto há um grande potencial para aplicações a baseadas neles.
Exemplos de áreas que poderiam ser beneficiadas com essas aplicações são as áreas de segurança, monitoramento, entretenimento e medicina.

Processamento do vídeo

A extração de conhecimento em vídeos é uma tarefa difícil pois, entre outros motivos, estes são dados não-estruturados, e o processamento de dados demanda estruturas bem formadas, portanto o primeiro passo é fazer essa transformação. As características de vídeo, áudio e texto devem ser extraídas, eliminando ruídos e mudanças de iluminação para evitar erros.

Aplicação

Existem técnicas para acompanhar objetos específicos em vídeos, como acompanhamento da posição de jogadores e da bola em jogos de futebol [45, 103], detecção de logotipos em transmissões de televisão com possíveis aplicações em deteção de cópias não autorizadas e remoção através de inpainting [111], segmentação de imagens que contém atletas em vídeos de esportes para deteção e reconhecimento [65], segmentação de cenas de vídeos de noticiários usando deteção do âncora e segmentos de áudio [93] e segmentação de vídeos de esportes usando áudio [120].

Relacionados