Mineralizações Associadas a Pegmatitos

Páginas: 9 (2135 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014






ANA CAROLINE DE SOUZA
BRUNA ANGÉLICA SILVA
GISLAINE DE SOUZA MARTINS
MIGUEL AUGUSTO SABINO DE FREITAS
SÉRGIO GUILHERME DA FONSECA DINIZ





MINERALIZAÇÕES ASSOCIADAS A PEGMATITOS










JOÃO MONLEVADE
OUTUBRO DE 2012
ANA CAROLINE DE SOUZA
BRUNA ANGÉLICA SILVA
GISLAINE DE SOUZA MARTINS
MIGUEL AUGUSTO SABINO DE FREITAS
SÉRGIO GUILHERME DA FONSECA DINIZMINERALIZAÇÕES ASSOCIADAS A PEGMATITOS


Trabalho Acadêmico apresentado, como requisito parcial, para aprovação na Disciplina Gemologia do 8º período do curso de Engenharia de Minas da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus João Monlevade.

Prof. Orientador: Miguel Paganin Neto








JOÃO MONLEVADE
OUTUBRO DE 2012
ANA CAROLINE DE SOUZA
BRUNA ANGÉLICA SILVAGISLAINE DE SOUZA MARTINS
MIGUEL AUGUSTO SABINO DE FREITAS
SÉRGIO GUILHERME DA FONSECA DINIZ






MINERALIZAÇÕES ASSOCIADAS A PEGMATITOS


Trabalho Acadêmico apresentado, como requisito parcial, para aprovação na Disciplina Gestão em Recursos Humanos do 8º período do curso de Engenharia de Minas da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus João Monlevade.


Observação (ões):_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


João Monlevade, _____ de ______________________ de 2012.

Prof. Miguel Paganin Neto
Orientador

SUMÁRIO






















ÍNDICE DE FIGURAS1. INTRODUÇÃO

Pegmatitos são rochas holocristalinas, de composição basicamente granítica (quartzo-feldspática-mica), de granulação geralmente grossa pelo menos em parte (maior que 2,5cm), muitas vezes exibindo cristais grandes, encaixados em estruturas lineares desenvolvidas em terrenos metamórficos, geralmente de idade pré-Cambriana. Tem formas tabulares oulenticulares, de forma e tamanho variados, com espessura variando de alguns poucos decímetros a várias dezenas de metros e comprimento variando de poucos metros a algumas centenas de metros.
As principais características dos pegmatitos são a dimensão anormalmente grande dos minerais que os constituem e a variedade de espécies de minerais raros presentes. Constituem a maior fonte, em termos mundiais, dealguns metais raros, particularmente tântalo, além de representarem importantes depósitos de berílio, estanho, lítio, mica, gemas coradas, feldspatos, caulim e quartzo.
Os corpos pegmatíticos formam-se junto às regiões apicais das intrusões graníticas. Ocorrem dentro ou fora de plutões, e têm composição mineralógica que variam com a distância até o foco térmico, constituindo um tipo dezonalidade. Geralmente têm, também, zonas internas, caracterizadas por variações nas proporções de seus principais minerais constituintes e/ou pela presença de algumas espécies minerais específicas.
Os pegmatitos são gerados por dois processos distintos. Os que ocorrem por fusão parcial de rochas da crosta são designados como anatéticos. Esses pegmatitos têm pouco valor em termos de ocorrência deminerais-gema e o principal interesse econômico está relacionado ao aproveitamento de feldspato para a indústria cerâmica. E os gerados pela cristalização de fusões graníticas residuais, ricas em fluidos e em elementos químicos de alta incompatibilidade. Esses pegmatitos que são designados como residuais, podem ter grande valor gemológico e/ou elevadas concentrações de elementos raros.
O Brasil contémvárias províncias pegmatíticas de grandes dimensões, que produzem uma grande variedade de minerais metálicos, não metálicos e gemas. As três maiores são: Província Oriental localizada nos estados de Minas Gerais e Bahia, Província Borborema-Seridó entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte e Província de Solonópole no estado do Ceará. Formações menos importantes são conhecidas e lavradas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pegmatito
  • Pegmatito
  • PEGMATITOS
  • MINERALIZAÇÕES AURÍFERAS NO PARÁ
  • Investimentos em associadas
  • Sapata Associada
  • deficiências associadas
  • sapata associada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!