Minerais

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2014
Cada mineral tem características próprias, por exemplo, ponto de fusão e o comportamento específico quando é exposto a determinados reagentes, daíbo uso de maçaricos e ácidos. A agulha imantadaserve para verificar se uma amostra rochosa apresenta ou não um campo magnético, o que ajuda a determinar o tipo de mineral. Hoje em dia há instrumentos mais precisos, mas essas técnicas ainda sãousadas em pesquisas de campo.
Atuamente estão classificados e catalogados 4 mil tipos de minerais, segundo tabela da International Mineralogical Association.
GRAFITA ou grafite é um mineralcomposto de carbono e tem ampla aplicação industrial, desde mina para lápis até lubrificantes. Antracito, hulha, linhito e turfa são especies de carvão mineral. Ao longo de milhares de anos, aconcentração de carbono no carvão mineral vai aumentando. A turfa é a espécie que apresenta menor concentração de carbono, e o antracito, a maior. Todas são importantes fontes de energia.
SILÍCIO é o segundoelemento mais abundante no planeta Terra.
XISTO é um tipo de rocha metamórfica , ou seja, que sofreu mudanças físicas e químicas e depois disso formou outro composto mineral. CALCÁRIO é um tipo derocha formada por sedimentação, normalmente composta de residuos de organismos inferiores ou de acúmulo de carbonato de cálcio. ARENITO é um tipo de rocha também formada por sedimentação degrânulos, que podem ser quartzo, feldspato ou mica.
FÓSSEIS são marcas ou restos de corpos mineralizados de animais ou de plantas preservados em rochas sedimentares, gelo ou âmbar, há muito tempo. Elesajudam a identificar a idade de um terreno. Nas camadas de rochas mais recentes, as espécies de fósseis são idênticas às espécies atuais. Nas camadas mais antigas, as espécies de fósseis são bemdiferentes das espécies atuais.
REFERENCIA:
Livro Viagem ao centro da Terra/ Júlio Verne; tradução e adaptação Walcyr Carrasco.- 2. ed.- São Paulo: moderna, 2012.- (Série clássicos universais)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Minerais
  • Minerais
  • Minerais
  • Minerais
  • minerais
  • MINERAIS
  • minerais
  • Minerais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!