Minerais e rochas

Páginas: 12 (2905 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
1 MINERAIS E ROCHAS
A crosta terrestre é formada essencialmente de rochas, cujos são na maioria das vezes minerais
Minerais: é um elemento ou um composto químico, que resulta de processos inorgânicos e são encontrados naturalmente na crosta terrestre.
Rocha: é um agregado natural, formado de um ou mais minerais, que é nitidamente individualizado na crosta terrestre, sendo assim as rochassão encontradas em grandes extensões na crosta terrestre. As areias, argilas, entre outros são consideradas rochas desde que representem corpos independentes.
Propriedades físicas dos minerais: quase todos os minerais ocorrem no estado cristalino, onde os átomos ou agrupamentos de átomos são dispostos regularmente, ou seja, considerando-se invariáveis as distâncias entre os átomos que se repetem,assim como as distâncias entre as fileiras de átomos.
A forma do cristal dependendo das distâncias entre os átomos e nas direções e ângulos que fazem entre si, os cristais são subdivididos entre: cúbico, tetragonal, trigonal, hexagonal, rômbico monoclínico e triclínico.
Clivagem: é a propriedade de uma substância cristalina dividi-se em planos paralelos, onde são sempre paralelos a uma facepossível do cristal. Quando os minerais apresentam uma única direção de clivagem costumam formas.
A clivagem excelente realiza-se com tal facilidade, que as lâminas paralelas do mineral se destacam sob pressão da unha ou da lâmina de um canivete. A clivagem perfeita é quando realizada sob uma ligeira percussão de um pequeno martelo. Um minera sem clivagem apresenta fratura, onde pode serconcoidal, terrosa, granular ou fibrosa.
Dureza: é o que exprime a resistência que um mineral oferece à penetração de uma ponta aguda que tenta riscar o mineral, para os minerais de baixa dureza a ponta aguda pode penetrar no sulco do mesmo ficando bem nítida a penetração (risco) e para minerais de alta dureza o sulco será fino e pouco profundo. Para a medida de dureza é utilizada a escala relativaMOHS (escala de 1 a 10), onde os intervalos da escala não são proporcionais aos números, um exemplo é o diamante que tem a dureza 10 ele é 140 vezes mais duro que o corídon que apresenta a dureza 9. Alguns exemplos para se verificar a dureza de alguns minerais sem medições em laboratórios, a unha humana consegue riscar minerais de dureza 1 e 2; um mineral que possui dureza 5 risca um de dureza 4,mas deixa-se riscar por um de dureza 6. E os minerais de mesma dureza riscam-se mutuamente, mas de forma fraca.
Peso específico: é o valor que indica quantas vezes o mineral é mais pesado que o mesmo volume de água destilada à temperatura de 4ºC. Alguns exemplos de peso especifico: halita 2,2; quartzo 2,65; calcita 2,75; galena 7,5; e ouro 19,4.
Propriedades ópticas:
Brilho: é a capacidade dereflexão da luz incidente em um mineral. No diamante 17% da luz incidente é refletida e no vidro 1,5 a 4%. O restante penetra pelo mineral adentro. O brilho metálico ocorrem apenas em minerais não transparentes e o brilho não metálico é perpendicular aos minerais transparentes e translúcidos.
Cor: é um caráter importante na determinação dos minerais. A cor dependendo da absorção seletiva daluz, restando uma fração transmitida e outra refletida. A cor dos minerais que apresentam brilho metálico deve ser observada na fratura fresca, pois em sua superfície exposta ao ar forma películas de alterações.
Propriedades químicas dos minerais: existem minerais que são compostos de apenas um elemento químico, como: o ouro a grafita e o enxofre. Existem certas relações entre a forma cristalina ea composição química chamada polimorfismo e isomorfismo.
Polimorfismo: é a propriedade do mineral de ser polimorfo, isto é, quando diferentes minerais têm a mesma composição química.
Isomorfismo: quando vários minerais possuem uma composição química diferente mas análoga, cristalizando, todavia, na mesma forma.
Principais minerais: a seguir será apresentado os principais minerais que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rochas e minerais
  • Minerais e rochas
  • Minerais e rochas
  • rochas e minerais
  • rochas e minerais
  • Rochas e minerais
  • Minerais e Rochas
  • Rochas e minerais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!