Minerais E Rochas 1213802312160096 8

624 palavras 3 páginas
MINERAIS E ROCHAS
Professora Virgínia

O PLANETA NÃO É ESTÁTICO!
As rochas terrestres não constituem massas estáticas.
Elas fazem parte de um planeta cheio de dinâmica (variações de temperatura e pressão, abalos sísmicos e movimentos tectônicos).

• No planeta Terra, sob uma cobertura de detritos, solo, vegetação, água e gelo, ocorrem materiais sólidos denominados rochas. Rochedos, encostas de morros, cortes de estradas ou ilhas estéreis, constituem afloramentos de rochas, perfazendo 3% da superfície dos continentes. O QUE SÃO ROCHAS?
• Rochas são definidas como quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, e constituem parte essencial da crosta terrestre. O QUE SÃO MINERAIS?
• Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem

• Minério, portanto, é uma rocha ou mineral dos quais são extraídas substâncias valiosas, como o ouro, o ferro, o cobre, o diamante.
- Quartzo


Serve para fazer chips para computadores Grafite – Serve para fazer minas de lápis

• Quando um ou mais minerais se agregam, eles formam as rochas.
• O granito pôr exemplo é formado pôr três minerais:quartzo, feldspato, e mica.
• São exemplos de rochas: areia, xisto dobrado, gnaisse, sienito , pedra-pomes, basalto, granito, calcário, carvão mineral, argilito, arenito, mármore entre outras

• A Pedra da Gávea é um impressionante monumento natural de gnaisse com topo de granito subindo à 842 metros acima do nível do mar.
É o maior bloco de pedra a beira mar do planeta.
Conhecida como uma esfigie de histórias contraditórias, ela desperta admiração pela sua imponência e mistério. É um dos pontos extremos do
Parque Nacional da Tijuca e um de seus mirantes mais espetaculares TIPOS DE ROCHAS
1. Rochas magmáticas = rochas ígneas

Relacionados