Mineraçao

Páginas: 8 (1904 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
Campo Magnético

Chama-se campo magnético de uma massa magnética à região que envolve essa massa, e, dentro da qual ela consegue exercer ações magnéticas. Já vimos que não existe na natureza uma massa magnética isolada, porque um pólo norte sempre aparece associado a um pólo sul. Desse modo, o campo magnético do pólo norte de um ímã está sempre influenciado pelo pólo sul do mesmo ímã.Mas, para facilidade de estudo, consideraremos em primeiro lugar o campo magnético de um pólo único. Para isso temos de considerar ímãs suficientemente alongados para que possamos desprezar a influência de um pólo sobre o outro.

➢ Substancias Magnéticas:
São as substancia que permitem a orientação doa ímãs elementares, como o ferro, níquel, e algumas ligas metálicas como o aço.➢ Substancias não Magnéticas:
São as substancia que permitem a orientação doa ímãs elementares, como o alumínio e a madeira.


➢ Classificação das Substancias Magnéticas:

Substâncias ferromagnéticos:
São aquelas cujos imãs elementares se orientam facilmente quando submetidos a ação de um corpo magnético. Exemplos: ferro, níquel, cobalto e algumas ligas metálicas.Substâncias paramagnéticas:
São aquela cujos os imãs elementares não se orientam facilmente sob a ação de um campo magnético. Imantação pouco intensa. Exemplos: platina, plástico, madeira, óleo e etc.
 
Substâncias diamagnéticas:
São aquela cujos os imãs elementares se orientam em sentido contrario ao vetor indução magnética, sendo, portanto repelidas pelo imã que criou o campo magnético.Exemplos: bismuto, cobre, ouro, prata, chumbo, e etc..

➢ Inseparabilidade dos Pólos:
Os pólos de um imã são inseparáveis. Se cortarmos um imã, os pólos norte e sul não ficam isolados. Na parte correspondente ao pólo norte aparece um novo pólo sul; e na parte correspondente ao pólo sul primitivo aparece um novo pólo norte. Na natureza não eziste um único pólo magnético norte e sulisolado: eles sempre existem aos pares, formando um ímã. Mas muitas vezes temos necessidade de estudar a influencia de um único pólo magnético, norte e sul. Nesse caso, supomos um ímã muito comprido, de tal modo que possamos desprezar a influência do pólo norte sobre o pólo sul, e reciprocamente.








➢ Ímãs Artificiais Permanentes:
São materiais que apresentam comportamentosdistintos quando da presença ou não de um campo magnético externo, ou seja, na ausência de um campo magnético externo estes materiais apresentam, de uma forma geral, uma disposição aleatória para os seu dipolos magnéticos elementares ( d.m.e ). Sendo submetidos a um campo externo, tendem a alinhar o d.m.e no sentido deste campo, ficando então imantados.
Supondo agora que o campo externo sejaretirado, boa parte dos d.m.e permanecera com a orientação anterior, podendo-se dizer, portanto, que o material permanecera imantado. Esta característica de imantação residual ( ou permanente ) depende do tipo de material considerado.
Exemplos: algumas ligas metálicas como: aço, aço-carbono ( aço com elevado teor de carbono ), alnico 5 ( liga composta por alumínio, níquel e cobalto ), etc.

➢Ímãs Artificiais Transitórios:
Estes materiais também apresentam comportamentos distintos quando da presença ou ausência de um campo magnético externo, a saber: na ausência de um campo magnético externo estes materiais apresentam como os anteriores, uma disposição aleatória para seus d.m.e. Sendo submetidos a um campo externo, promovem um alinhamento dos d.m.e no sentido deste campo, ficandoentão imantados.
No caso da retirada do campo externo, uma parcela reduzidas dos d.m.e permanecera com a orientação anterior, podendo-se dizer que o material praticamente perdera sua imantação.
Exemplos: ferro, ligas metálicas como o ferro-silício, etc.

➢ A Influência Da Temperatura Sobre a Imantação.
Geralmente quando aquecemos uma matéria (ferromagnético) que apresenta uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mineração
  • Mineração
  • Mineração
  • Mineraçao
  • Mineração
  • Mineração
  • Mineração
  • mineração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!