Mineração

Páginas: 8 (1801 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Resumo
A mineração de pedra britada é a terceira em movimentação financeira do país, sendo que quase metade da economia desse bem se concentra na região metropolitana de São Paulo. Paralelamente, o setor registrou o maior número de acidentes entre as indústrias extrativas, evidenciando a relevância da preocupação com a saúde e a segurança dos trabalhadores e a importância do controle dos riscosocupacionais. A partir de 2002, a Norma Regulamentadora 22 (NR-22: Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração) tornou obrigatória a elaboração do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), elaborado a partir da identificação e controle dos riscos. Tendo em vista a importância do setor para o Estado, buscou-se, com esse trabalho, avaliar e discutir os riscos presentes nas operações unitárias doprocesso produtivo de pedra britada em uma mina a céu aberto e propor medidas de controle para elaboração do PGR. Apesar de esse trabalho referir-se a um caso específico, este pode ser estendido a outras minerações do setor, desde que sejam realizadas as considerações relativas às diferenças nos processos produtivos. O desenvolvimento da pesquisa envolveu a identificação dos principais riscosassociados às operações de perfuração, desmonte, carregamento e transporte, britagem e peneiramento por meio de medições de campo de alguns agentes e relatórios e registros da empresa. Os resultados obtidos foram decisivos para a determinação das medidas de controle adequadas para a melhoria das condições de saúde e segurança dos trabalhadores.















1. Introdução
A preocupaçãocom a saúde e a segurança do trabalhador no setor de extração mineral tem crescido em função da conscientização de empregadores e empregados, os quais vêm buscando respeitar às novas legislações, implementando mudanças comportamentais, uma vez que vem aumentando, nos últimos anos, o número de acidentes e doenças ocupacionais.
A mineração de rochas (britadas) e de cascalho movimentou, em 2005,mais de 1,7 bilhões de reais, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM, 2006), tendo sido a terceira em movimentação financeira. O Estado de São Paulo foi responsável por 43,29% do consumo de rochas britadas e de cascalhos (R$ 550 milhões movimentados), sendo a região metropolitana o maior mercado consumidor. Para atender a essa demanda, as empresas empregam milhares detrabalhadores, suscetíveis a acidentes e doenças ocupacionais.
A Figura 1 apresenta o total de acidentes ocorridos no setor de extração de pedra, areia e argila, segundo dados da Previdência Social (Brasil, 2008), demonstrando que o número de acidentes ficou em torno de 1.000/ano entre 2000 e 2006. Além disso, esse setor registrou o maior número de acidentes entre as indústrias extrativas, evidenciandoa relevância da preocupação com a saúde e com a segurança dos trabalhadores e a importância do controle dos riscos ocupacionais.
O aumento do número de acidentes de trabalho ocorridos em mineração de pedra britada no Brasil chama atenção das autoridades e dos especialistas e, também, dos próprios empreendedores, que passaram a se preocupar com seus trabalhadores. Entre 2000 e 2006, verificou-seum crescimento de 35% no número de acidentes (de 944 para 1273), dos quais 26% se deram após 2003. Entretanto o número de acidentes no Estado de São Paulo, em relação ao total nacional, decresceu de 32 para 21% para o período considerado (de 2000 a 2006).
Dos acidentes ocorridos, aproximadamente, 90% caracteriza-se como acidente típico, ou seja, ocorrido no ambiente de trabalho, panorama esteque se repete tanto no Brasil como no Estado de São Paulo. Apesar de o número de acidentes terem uma tendência de alta, justificada não pelo agravamento da situação, mas pelo maior número de registros oficiais, proporcionalmente, esses acidentes típicos vêm diminuindo.



A importância do setor no Estado, somada à significativa movimentação financeira envolvida a atividade, possibilitou um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mineração
  • Mineração
  • Mineraçao
  • Mineração
  • Mineração
  • Mineraçao
  • Mineração
  • mineração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!